Notícias

PROFESP

Bolsonaro assina ato de fortalecimento do Programa Forças no Esporte

O objetivo é melhorar a qualidade de vida de jovens e de crianças carentes, promovendo a inclusão social
publicado 06/11/2019 17h00, última modificação 06/11/2019 19h27
Encontro com atletas medalhistas dos jogos militares

Presidente da República, Jair Bolsonaro durante encontro com atletas medalhistas dos jogos militares

Na data de comemoração dos 300 dias de governo, o presidente da República, Jair Bolsonaro, assinou decreto de fortalecimento do Programa Forças no Esporte (Profesp) e o Projeto João do Pulo (PJP). As iniciativas vão ser ampliadas com a participação dos ministérios da Defesa, Cidadania, Educação, Esportes e Mulher; Família e Direitos Humanos, e terão maior segurança jurídica. Assim, os programas contarão mais recursos e poderão aumentar em número de beneficiados. “O programa Profesp já conta com cerca de 30 mil jovens no contraturno à escola. É um projeto barato e com resultados significativos”, disse o ministro da Defesa, Fernando Azevedo e Silva.

O evento em comemoração aos 300 dias de governo também contou com a participação de atletas militares, integrantes do Programa de Atletas de Alto Rendimento das Forças Armadas (PAAR), que retornaram da China, após a disputa dos 7º Jogos Mundiais Militares. Jair Bolsonaro parabenizou os atletas e reforçou a importância do incentivo ao esporte. 

Nos Jogos Mundiais Militares, o Brasil obteve a 3ª colocação geral com 88 medalhas. Muitos desses atletas estarão presentes em 2020 nos Jogos Olímpicos de Tóquio.

Forças no Esporte

O Profesp tem o objetivo de promover a valorização da pessoa, reduzir riscos sociais e fortalecer a cidadania, a inclusão e a integração social dos beneficiados, por meio do acesso à prática de atividades esportivas e físicas saudáveis e de atividades socialmente inclusivas, realizadas no contraturno escolar, dentro de organizações militares.

O Programa Forças no Esporte é considerado um dos mais eficazes programas preventivos de segurança pública, além de sua ação no fortalecimento da soberania nacional. O Projeto João do Pulo (PJP) é uma extensão do Profesp e atende pessoas com deficiência de ambos os sexos, priorizando crianças e jovens.

O Programa de Atletas de Alto Rendimento, das Forças Armadas, em parceria com a Secretaria Nacional do Esporte, do Ministério da Cidadania, contribui decisivamente para uma verdadeira transformação do Brasil em potência olímpica, criando um novo modelo, que se encontra em plena evolução e que representa um compromisso com as gerações futuras.