Notícias
Projeto Meninas STEM Petrópolis Tec Hub
Fruto da Chamada CNPq/MCTI/Mulheres no 31/2023 - Meninas nas Ciências Exatas, Engenharias e Computação, o Projeto Meninas STEM Petrópolis Tec Hub, coordenado pela Profa. Regina Almeida do LNCC, busca reduzir a desigualdade de gênero e ampliar a participação feminina em Ciência, Tecnologia, Engenharia e Matemática (STEM). Esta iniciativa foca no letramento tecnológico e na promoção da inclusão feminina na cidade de Petrópolis, no Rio de Janeiro.
O projeto é realizado por uma rede de instituições de pesquisa, ciência e educação, juntamente com organizações sociais e empresariais. Participam dessa iniciativa: LNCC; SERRATEC; FAETERJ Petrópolis; CEFET/RJ Uned Petrópolis; UFF‑Petrópolis; UFBA; BIOMOD; QUIPOTEC; Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro (TJ‑RJ); Prefeitura de Petrópolis e SEEDUC-RJ.

- Foto divulgação
Lançado em novembro de 2024, o projeto concede 35 bolsas de Iniciação Científica Júnior (ICJ) para estudantes do 8º e 9º ano do Ensino Fundamental II e do Ensino Médio, exclusivamente para meninas. As participantes engajam-se em uma série de atividades, como cursos de programação em Scratch, oficinas no Clube de Ciências, mentorias e discussões sobre gênero e direitos humanos. Além das bolsas ICJ, a iniciativa oferece 4 bolsas de iniciação científica padrão, 7 bolsas de apoio técnico para professoras/es e uma bolsa dedicada à divulgação científica.
Com o objetivo de impulsionar a presença feminina nas áreas STEM, o projeto busca fortalecer a autoestima das jovens, reduzir a evasão escolar e promover equidade de gênero na ciência, incluindo também o acompanhamento psicológico às participantes como parte da formação integral.
Acompanhe o projeto pelo site oficial: https://www.meninastem.com.br/pt