Notícias
Projeto de biomateriais com grafeno e modelagem computacional traz ao INT parceiros do Instituto Politécnico da UERJ
No dia 20 de agosto, o Instituto Nacional de Tecnologia (INT) recebeu vista de equipe do Instituto Politécnico - UERJ. Os dois institutos são parceiros no projeto “Produção e caracterização de biomateriais com grafeno para aplicações em biotecnologia: experimentação e modelagem orientada a dados”, apoiado pelo Programa Pós-Doutorado Nota 10 da FAPERJ.
A parceria consiste em empregar estratégias de aprendizado de máquina para otimizar parâmetros para produção de biocerâmicas com grafeno por impressão 3D para aplicação na área médica e odontológica, como enxerto ósseo. O projeto possibilitará acelerar a identificação das melhores condições de processamento, reduzindo custos experimentais e ampliando o potencial de aplicação desses biomateriais na área de regeneração tecidual.
A pesquisa é coordenada pelos professores Antonio José da Silva Neto (IPRJ/UERJ) e Américo Barbosa da Cunha Junior (Instituto de Matemática e Estatística/UERJ), em conjunto com o pesquisador Alexandre Antunes Ribeiro, pelo INT. As atividades técnico-científicas são executadas pela pesquisadora Andreza Menezes Lima, ex-bolsista PCI do INT e, atualmente, pós-doutoranda Nota 10 da Faperj no IPRJ/UERJ.
A equipe do IPRJ foi recepcionada pela diretora do INT, Marcia Oliveira, juntamente com os coordenadores Javier Velasco (Tecnologia de Materiais), Maurício Monteiro (Planejamento Tecnológico) e os participantes do projeto Alexandre Antunes Ribeiro (chefe da Divisão de Materiais) e Antonio José do Nascimento Dias (chefe substituto do Laboratório de Tecnologia de Pós). Além do Prof. Antonio José da Silva Neto e da Dra. Andreza Menezes, o grupo do IPRJ incluiu a professora Mônica Calixto de Andrade e a pesquisadora Sandra Elaine Guimarães.
Em seguida, conduzidos pelo pesquisador Alexandre Antunes, os visitantes conheceram os laboratórios de Tecnologia de Materiais Poliméricos (LAMAP), Catálise (LACAT), Caracterização de Propriedades Mecânicas e Microestruturais (LACPM), Tecnologia de Pós (LATEP) e o Centro de Caracterização em Nanotecnologia para Materiais e Catálise (CENANO).

- Visita do IPRJ
Ao final da visita, foram discutidos assuntos de interesse mútuo das instituições, relacionados ao projeto “Produção e caracterização de biomateriais com grafeno para aplicações em biotecnologia: experimentação e modelagem orientada a dados”, aprovado no Edital Faperj nº 11/2023 – Programa Pós-Doutorado Nota 10 — 2023.

