Notícias
Inscrições abertas para o Programa de Pós-Graduação do CDTN/CNEN
O Centro de Desenvolvimento da Tecnologia Nuclear (CDTN), unidade técnico-cientifica da Comissão Nacional de Energia Nuclear (CNEN) em Belo Horizonte, Capital de Minas Gerais, abriu as inscrições para o processo seletivo do seu programa de Pós-Graduação em Ciência e Tecnologia das Radiações, Minerais e Materiais (PPG-CDTN), destinado às turmas que iniciarão no segundo semestre deste ano.
Ao todo, a instituição oferecerá 45 vagas, sendo 28 para os cursos de Mestrado e 17 de Doutorado, havendo ainda a reserva de 14 vagas para candidatos autodeclarados pretos, pardos, indígenas ou com deficiência na seleção do Mestrado, e oito para Doutorado. Essas vagas estarão concentradas em três linhas de pesquisa:
- Ciência e Tecnologia dos Materiais (CTMA);
- Ciência e Tecnologia das Radiações e Reatores Nucleares (CTRA);
- Ciência e Tecnologia dos Minerais e Meio Ambiente (CTMI).
Para concorrer às vagas de mestrado, é preciso ser graduado em Engenharias, Ciências Exatas e da Terra, Ciências Biológicas e da Saúde ou Ciências Agrárias. No caso, para quem pretende fazer o doutorado no CDTN/CNEN, o edital coloca como requisito que o candidato seja mestre ou doutor stricto sensu acadêmico nessas mesmas áreas. Todos os cursos citados pelo candidato no ato de inscrição devem ter recebido o reconhecimento no Ministério da Educação (MEC) e na Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES).
Inscrições e avaliação dos candidatos
As inscrições foram abertas no dia 31 de maio e serão encerradas em 30 de junho, mediante o preenchimento de um formulário em formato de PDF, anexado ao edital, e enviado para o e-mail pgcdt@cdtn.br. Os documentos solicitados pela instituição precisarão estar em um único arquivo também em PDF, sendo nomeado no seguinte formato: “Primeiro e último nomes do candidato_SELEÇÃO_MESTRADO_02_2025”. Não há cobrança de taxa de inscrição nesse processo seletivo.
Após à divulgação da homologação dos inscritos, o CDTN/CNEN avaliará os candidatos às vagas de mestrado no dia 8 de julho através de uma prova de interpretação de texto científico em língua inglesa, com valor de 80 pontos. Durante três horas, os candidatos terão de responder a questões de múltipla escolha e discursivas, onde será medida a capacidade do aluno em identificar as principais características de um texto científico como objetivo, métodos, resultados e conclusões. Os candidatos ao mestrado ainda passarão por uma avaliação de currículos, que valerá 20 pontos.
Os candidatos ao doutorado, por sua vez, serão submetidos à avaliação de currículos (com 40 pontos) e a uma arguição do projeto de tese (de 60 pontos), essa última prevista para ocorrer entre os dias 21 e 23 de julho. Segundo o edital, a arguição consistirá em uma apresentação oral da trajetória acadêmica e profissional e do Projeto de Tese, no tempo máximo de 15 minutos, seguida de arguição pela Comissão de Seleção e, eventualmente, por especialistas convidados. O concorrente precisará utilizar recurso computacional, de preferência Power Point ou PDF, para conduzir a sua apresentação.
Ao findar todas as etapas, o CDTN/CNEN divulgará o resultado final do processo seletivo para mestrado no dia 16 de julho, enquanto a homologação do processo para doutorado está prevista para sair em 30 de julho. O período de matrícula para ambos os cursos iniciará em 4 de agosto.
ACESSE O EDITAL DO PROCESSO SELETIVO – MESTRADO
ACESSE O EDITAL DO PROCESSO SELETIVO – DOUTORADO
Escrita por: José Lucas Brito (SETCOS/IEN)