Estão abertas as inscrições para o curso de julho do Programa de Formação em Preservação Digital da Rede Cariniana

O curso tem como objetivo apresentar fundamentos, métodos e práticas para a elaboração de políticas e planos de ação voltados à preservação digital,

Publicado em 17/06/2026 13:33Modificado em 21/09/2026 13:07
Compartilhe:
Estão abertas as inscrições para o curso de julho do Programa de Formação em Preservação Digital da Rede Cariniana

Estão abertas as inscrições para o curso de julho do Programa de Formação em Preservação Digital da Rede Cariniana, iniciativa desenvolvida pela Rede Cariniana do Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (Ibict). Com o tema “Políticas e planos de ação como ferramentas para implementação da preservação digital”, a capacitação será ministrada pelo pesquisador José Carlos Abbud Grácio, da Rede DRÍADE/Cariniana.

O curso tem como objetivo apresentar fundamentos, métodos e práticas para a elaboração de políticas e planos de ação voltados à preservação digital, contribuindo para a estruturação de ações institucionais de gestão, preservação e acesso contínuo aos acervos digitais. Ao longo das atividades, os participantes terão a oportunidade de aprender como transformar diretrizes em ações práticas, elaborar políticas de preservação digital, criar planos de ação institucionais e fortalecer a governança e a sustentabilidade dos acervos digitais.

Em 2026, o Programa de Formação em Preservação Digital da Rede Cariniana passa a contar com uma nova proposta pedagógica, alinhada às demandas contemporâneas da área e às práticas consolidadas da comunidade de preservação digital. A iniciativa passa a ser organizada em cursos mensais, com turmas temáticas e foco prático em softwares e soluções aplicadas à preservação digital. A cada mês, uma ferramenta específica será explorada de forma aprofundada, proporcionando aos participantes uma experiência de aprendizado voltada à implementação em contextos institucionais reais.

A proposta busca fortalecer competências essenciais para a gestão, preservação e acesso a acervos digitais, por meio de uma abordagem acessível, atualizada e conectada às rotinas de arquivos, bibliotecas, museus, centros de documentação, repositórios e demais instituições de memória.

O curso é indicado para profissionais e estudantes das áreas de arquivos, bibliotecas, museus, centros de documentação, repositórios e campos correlatos, incluindo equipes de tecnologia da informação e gestão da informação interessadas em preservação digital.

A metodologia adotada é prática e aplicada, combinando aulas síncronas e atividades orientadas voltadas à experimentação e ao uso real das ferramentas trabalhadas. As aulas priorizam a interação entre participantes e docentes, promovendo um ambiente de aprendizagem dinâmico, colaborativo e contextualizado.

As aulas terão início no dia 8 de julho e serão realizadas ao vivo, em formato online. As inscrições já estão abertas e podem ser realizadas no site da Cariniana: https://cariniana.ibict.br/modalidade-online/.

Mais informações podem ser obtidas pelo e-mail cariniana-cursos@ibict.br.

Categorias
Ciência e Tecnologia
Compartilhe: