Notícias
XIV Seminário Hispano-Brasileiro de Informação e Sociedade acontece até o dia 3 de outubro com presença ativa do Ibict
O Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (Ibict) marca presença com participação ativa no XIV Seminário Hispano-Brasileiro de Pesquisa em Informação, Documentação e Sociedade (SHB), que começou no dia 30 de setembro e segue até o dia 3 de outubro, na Universidade Federal do Espírito Santo (UFES), em Vitória (ES).
O evento é resultado de um acordo internacional firmado entre a Universidade de Brasília (UnB) e a Universidad Complutense de Madrid (UCM) e, desde 2012, se consolidou como um espaço anual de intercâmbio acadêmico e científico entre pesquisadores do Brasil, da Espanha e de outros países. Nesta edição, o SHB contou com o apoio do Ibict e de diversas instituições nacionais e internacionais.
Com uma programação diversificada, o SHB 2025 abordou temas relevantes distribuídos em sete eixos temáticos: competência em informação; gestão da informação e organização do conhecimento; memória, preservação e humanidades digitais; informação e sociedade; enfrentamento à desinformação e discurso de ódio; bibliotecas e políticas de informação; e igualdade e estudos de gênero.
O Ibict está representado por uma comitiva de pesquisadores e especialistas, entre eles o diretor do Instituto, Tiago Braga, e a coordenadora-geral de Informação Tecnológica e Informação para a Sociedade (CGIT), Cecília Leite. A equipe está participando de diversas mesas, painéis e apresentações científicas, contribuindo com discussões sobre preservação digital, políticas públicas de informação, combate à desinformação e o papel das bibliotecas e da ciência aberta para o desenvolvimento sustentável.
A programação completa que inclui a lista de trabalhos de pesquisadores do Ibict pode ser acessada neste link.