Notícias
Webinário discute papel da Ciência Cidadã em desastres e emergências climáticas
A plataforma Cívis, iniciativa de Ciência Cidadã desenvolvida pelo Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (Ibict), em parceria com o Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden), realiza no dia 3 de novembro, às 14h, o webinário “Por que a Ciência Cidadã em Desastres e Emergências Climáticas?”.
O evento propõe um debate sobre como a participação cidadã pode contribuir para compreender e enfrentar os desafios impostos pelos desastres e pelas emergências climáticas em um contexto de múltiplas crises.
A atividade contará com a participação dos pesquisadores Allan Yu Iwama (Cemaden), Sarita Albagli (Ibict/INCC) e Victor Marchezini (Cemaden). A transmissão será ao vivo pelo canal do Ibict no YouTube, neste link.
O debate será transmitido diretamente do auditório do Cemaden, com a presença de alunos do Programa de Pós-Graduação em Desastres (ICT/Unesp e Cemaden/MCTI). Durante o evento, será lançado o Dossiê Temático “Ciência Cidadã, Desastres e Emergências Climáticas”, que reúne informações, iniciativas e reflexões sobre o papel da ciência cidadã na Redução de Riscos de Desastres (RRD).
O dossiê destaca como a ciência cidadã pode contribuir para ações de prevenção, mitigação, preparação, resposta e recuperação, além de promover adaptação baseada em ecossistemas e gestão de riscos de desastres centrada na comunidade — valorizando saberes locais e fortalecendo redes colaborativas para a ação climática.
Promoção: Cívis/Ibict e Cemaden