Notícias
Representantes do Ibict participam da 31ª Reunião Técnica do Latindex
O Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (Ibict) representou o Brasil na 31ª Reunião Técnica do Sistema Regional de Información en Línea para Revistas Científicas de América Latina, el Caribe, España y Portugal (Latindex), realizada entre os dias 29 de setembro e 01 de outubro, em San José, na Costa Rica. O encontro foi sediado pela Universidade da Costa Rica e reuniu especialistas da região para discutir os desafios e avanços enfrentados pelos países, na temática de Ciência Aberta e integridade científica, e relações com outros projetos em andamento em cada um dos países.
Participaram da reunião, pelo Ibict, o tecnologista André Appel e o pesquisador Fhillipe Campos, que apresentaram o posicionamento e as sugestões do Centro Brasileiro para o futuro do Sistema Latindex. Em suas intervenções, os representantes ressaltaram que a experiência acumulada pelo Ibict em projetos de pesquisa, o desenvolvimento de sistemas e a cooperação internacional podem contribuir de forma estratégica para o fortalecimento do Latindex.
Segundo o pesquisador Fhillipe Campos, a execução de projetos conduzidos pelo Ibict em áreas como informação científica e tecnológica, ciência de dados e interoperabilidade entre sistemas tem resultado na criação de infraestruturas tecnológicas relevantes, tanto para o Instituto quanto para instituições parceiras. “Essas iniciativas conferem ao Ibict a expertise necessária para apoiar o aprimoramento e a modernização de sistemas internacionais com grande volume de dados, como o próprio Latindex”, destacou.
Além da apresentação dos informes nacionais, a programação do evento contou com o evento acadêmico “Evaluación académica con sentido regional: integrando infraestructuras abiertas e indicadores contextualizados”, em que participaram representados do Directory of Open Access Journals (DOAJ) e da Budapest Open Access Initiative (BOAI).
A 31ª Reunião Técnica do Latindex marcou ainda um momento de transição no Centro Brasileiro do Latindex, com o tecnologista André Appel assumindo a coordenação, em substituição a Bianca Amaro, que esteve à frente do Centro nos últimos anos. Para André, a reunião se mostrou muito proveitosa. “Fortalecmos um diálogo importante sobre a definição de padrões de metadados para o intercâmbio de informações sobre publicações científicas, formalizado com a criação de um grupo técnico de discussão”, avalia.