Notícias
Live do Ibict debate o tema comunicação e mudanças climáticas
O evento busca debater o papel da comunicação na compreensão pública das mudanças climáticas e no enfrentamento da crise climática, destacando a importância da comunicação em um mundo em transformação.
No dia 30 de outubro, o Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (Ibict) promove uma live com o tema “Comunicação e Mudanças Climáticas”. O evento acontecerá às 15h, com transmissão ao vivo pelo canal do Ibict no YouTube.
O evento busca debater o papel da comunicação na compreensão pública das mudanças climáticas e no enfrentamento da crise climática, destacando a importância da comunicação em um mundo em transformação.
Participam do evento Miguel Vilela, jornalista e editor-sênior da Ambiental Media; Thiago Rodrigues, pesquisador do Ibict na área de informação para Sustentabilidade; Jean Campos, líder do projeto Produção e Disseminação de Informações em Ciência e Tecnologia no Centro de Gestão e Estudos Estratégicos (CGEE) e Carolina Cunha, jornalista e pesquisadora do Ibict.
A live é promovida pelo grupo de pesquisa “Estudos em Comunicação e Informação Científica”, vinculado à Divisão de Comunicação do Ibict.
Confira os participantes:
Miguel Vilela
Miguel Vilela é jornalista e designer. Atua como editor-sênior na Ambiental Media e tem passagens como designer e editor pela National Geographic Brasil, como editor de arte pela revista Darcy e como editor do Vist Projects (Esp/Col). É especialista em Comunicação Digital pela Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo e mestrando em Ciências da Comunicação na mesma instituição.
Thiago Rodrigues
Graduado (2006) em Engenharia Florestal pela Universidade de Brasília, Mestrado (2009) e Doutorado (2013) em Ciências Florestais e Pós-doutorado (2013-2017) no Departamento de Engenharia Florestal/UnB. Pesquisador em Informação para Sustentabilidade no Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia - Ibict/MCTI. Vice-presidente da Associação Brasileira de Ciclo de Vida. Diretor da Fundação de Tecnologia Florestal e Geoprocessamento - FUNTEC-DF. Possui experiência acadêmica e profissional em biomassa e energia - processos, caracterização, avaliação de desempenho ambiental, estudos de viabilidade, valorização de resíduos. Sua atuação profissional em Pensamento do Ciclo de Vida desde 2009, por meio de realização de estudos de Avaliação Ciclo de Vida de sistemas bioenergéticos, elaboração e validação de Inventários do Ciclo de Vida, desenvolvimento de cursos de Educação à Distância sobre Ciclo de Vida de produtos, realização de cursos de capacitação em Avaliação do Ciclo de Vida e gestão de informação científica e tecnológica para sustentabilidade.
Jean Campos
Jornalista, doutorando em Comunicação na Universidade de Brasília (UnB) e mestre em Direito e Políticas Públicas, com pesquisa sobre mídias digitais e direito à comunicação. Atuou como secretário de Comunicação do Governo de Mato Grosso e foi membro da Subcomissão de Comunicação da 5ª Conferência Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação, realizada em 2024 pelo MCTI. Atualmente, lidera o projeto Produção e Disseminação de Informações em Ciência e Tecnologia no Centro de Gestão e Estudos Estratégicos (CGEE), com foco em iniciativas de comunicação pública, ciência e inovação.
Carolina Cunha
Jornalista, mestranda em Comunicação na Universidade Católica de Brasília (UCB), com pesquisa sobre comunicação e o debate ambiental do Antropoceno. É jornalista no Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia - Ibict/MCTI. Membro do grupo de pesquisa “Estudos em Comunicação e Informação Científica”, vinculado à Divisão de Comunicação do Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (Ibict). Foi fundadora da A Terrestre, produtora criativa e de impacto sócioambiental e atuou como jornalista em diversas organizações não-governamentais e veículos de comunicação.