Notícias
Ibict participa do VII Seminário Internacional de Informação, Tecnologia e Inovação com apresentações do modelo Hipátia
O Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (Ibict) está participando do VII Seminário Internacional de Informação, Tecnologia e Inovação (SITI), que teve início no dia 1 e segue até o dia 7 de outubro na cidade de Maceió, Alagoas. O evento é promovido pelo Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação da Universidade Federal de Alagoas (PPGCI/UFAL), em parceria com o curso de Biblioteconomia da instituição e a Universidad Nacional Mayor de San Marcos, do Peru.
Em sua sétima edição, o SITI trouxe como tema central “Informação e tecnologia para a sustentabilidade: caminhos para uma práxis inovadora”, destacando a relevância das tecnologias da informação no enfrentamento das mudanças climáticas e na promoção da sustentabilidade. O evento reuniu pesquisadores, estudantes e profissionais da Ciência da Informação e áreas afins, em um espaço de intercâmbio técnico-científico nacional e internacional.
No dia 2 de outubro, o Ibict esteve representado na “MESA 1 – Repositórios Digitais Confiáveis (RDCs) no Poder Judiciário” pelo coordenador-geral substituto de Tecnologias de Informação e Informática (CGTI) Alexandre Oliveira e pela pesquisadora Ívina Flores Melo, que apresentaram o Modelo de Preservação Hipátia: Barramento de preservação digital.
O modelo Hipátia propõe uma abordagem arquivística para a preservação digital, com foco na integração dos ambientes de gestão, preservação e acesso aos documentos digitais. A proposta busca garantir a autenticidade e a integridade dos documentos ao longo do tempo, alinhando-se às principais normativas nacionais e internacionais sobre boas práticas em preservação digital.