Notícias
Ibict participa do III Encontro da Rede do Programa Nacional de Processo Eletrônico (ProPEN)
O coordenador de Governança em Tecnologias para Informação e Comunicação (COTIC), Alexandre Farias Oliveira, e a pesquisadora Ívina Flores.
O Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (Ibict) participou, no dia 23 de outubro, do III Encontro da Rede do Programa Nacional de Processo Eletrônico (ProPEN), evento promovido pelo Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI). O encontro, realizado nos dias 22 e 23 de outubro, reuniu especialistas, gestores públicos e representantes de instituições parceiras para discutir os avanços e desafios da transformação digital na administração pública.
Durante o evento, o Ibict foi representado pelo coordenador de Governança em Tecnologias para Informação e Comunicação (COTIC), Alexandre Farias Oliveira, e pela pesquisadora Ívina Flores, que apresentaram a palestra “Modelo de Aplicação Hipátia: Preservação Digital de Documentos”. A exposição destacou a importância da preservação digital como etapa essencial para garantir a autenticidade, integridade e acesso contínuo a documentos eletrônicos no contexto do processo eletrônico nacional.
O ProPEN, lançado em março de 2024 a partir do Decreto nº 11.946/24, é uma iniciativa do MGI que oferece soluções digitais para estados e municípios adotarem o processo eletrônico, apoiando a transformação digital no serviço público brasileiro. O programa é um dos pilares da Estratégia Nacional de Governo Digital (ENGD) e tem como missão promover a digitalização de processos administrativos em todo o território nacional.
Ao aderirem ao ProPEN, os estados passam a contar com orientações estratégicas e acesso às ferramentas do Processo Eletrônico Nacional (PEN), como o Sistema Eletrônico de Informações (SEI). A partir disso, cada unidade federativa estrutura seus planos de implantação para disseminar essas soluções entre os municípios.
O vídeo da palestra pode ser acessado neste link.