Notícias
Ibict participa do Fórum Maranhense de Bibliotecas Universitárias com palestra sobre repositórios institucionais como tecnologia convergente
O Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (Ibict) participou, em 15 de outubro, do I Fórum Maranhense de Bibliotecas Universitárias (FMBU 2025), realizado na Universidade Federal do Maranhão (UFMA), em São Luís. Com o tema “Acessos Convergentes: do impresso ao digital, acesso aberto e acessibilidade”, o encontro reuniu profissionais e pesquisadores para discutir os desafios das bibliotecas e das políticas de acesso à informação.
Representando o Ibict, Priscila Sena, pesquisadora da Escola Nacional de Informação (Enacin), docente do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação (PPGCI-Ibict), coordenadora nacional da Rede Brasileira de Repositórios Digitais (RBRD) e Diretora Regional Sul da Federação Brasileira de Associações de Bibliotecários, Cientistas da Informação e Instituições (Febab), proferiu a palestra intitulada “Repositórios Institucionais como tecnologia convergente de saberes institucionais.”
A conferência discutiu o papel estratégico dos repositórios institucionais como infraestruturas sociotécnicas que visibilizam o ensino, pesquisa, extensão, propiciando a democratização do conhecimento.
Priscila destacou que os repositórios institucionais constituem ferramentas sociotécnicas fundamentais para a democratização do conhecimento e a visibilidade da produção científica brasileira. Em sua fala, a pesquisadora convidou o público à reflexão. “Temos preparo para fazer dos Repositórios Institucionais ambientes de convergência, pautados pela Justiça Informacional, em prol de uma sociedade mais democrática?”, questionou.
O debate ressaltou que os repositórios são tecnologias convergentes de saberes institucionais, capazes de fortalecer o elo entre universidades, bibliotecas e sociedade na construção de uma cultura informacional mais justa, acessível e participativa.
Assista à palestra na íntegra: