Notícias
Ibict leva ciência e diversão à 22ª SNCT
Promovido pelo MCTI, o evento reúne instituições de pesquisa, universidades e centros de divulgação científica de todo o país.
Começou a 22ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT), que ocorre de 20 a 26 de outubro de 2025, na Esplanada dos Ministérios, canteiro central (próximo à Rodoviária do Plano Piloto), em Brasília (DF). O evento, promovido pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), tem como tema “Planeta Água: cultura oceânica para enfrentar as mudanças climáticas no meu território” e reúne instituições de pesquisa, universidades e centros de divulgação científica de todo o país, com o objetivo de aproximar a ciência da sociedade por meio de atividades interativas e acessíveis a todos.
O Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (Ibict) estará presente no evento com diversas atividades em seu estande. Segundo a pesquisadora e coordenadora do Canal Ciência, serviço de divulgação científica do Instituto, Leda Cardoso Sampson Pinto, o público poderá participar de atividades lúdicas e jogos educativos, entre eles o escape room “Desvendando a Cultura Oceânica”, voltado à preservação dos oceanos e à popularização da ciência.
O escape room “Desvendando a Cultura Oceânica”, desenvolvido pelo Canal Ciência-Ibict é uma atividade realizada dentro do estande Pop Ciência do MCTI e propõe seis desafios inspirados nas cinco regiões do Brasil, abordando temas como manguezais, corais e fenômenos atmosféricos, entre eles o El Niño.
O objetivo é estimular a reflexão sobre a preservação dos oceanos e das águas, incentivando atitudes sustentáveis e o debate sobre as mudanças climáticas.
As equipes que completarem o desafio dentro do tempo estipulado receberão certificados e brindes do Canal Ciência. Além disso, haverá um ranking dos melhores do dia e da semana, e o grupo vencedor será premiado com um kit especial do Canal Ciência-Ibict e entregue diretamente na escola.
Expectativas para a SNCT 2025
De acordo com Leda Cardoso Sampson Pinto, as expectativas para esta edição são bastante positivas. “Todo ano trazemos novidades, e o Ibict sempre apresenta atividades voltadas especialmente para o público jovem, incentivando o interesse pela ciência e pela pesquisa”.
Entre os destaques da programação, o Ibict apresenta uma série de iniciativas interativas e educativas, com o Canal Ciência como projeto central, aproximando crianças e jovens do conhecimento científico de maneira criativa e envolvente.
Além do novo escape room “Desvendando a Cultura Oceânica”, o Instituto promove outras atividades de divulgação científica, entre elas:
- Jogo de combate à desinformação;
- Escape room “Golpe do Espelho Roxo”, em formato de tabuleiro, lançado na SBPC;
- Quizzes interativos no totem “Passa ou Repassa”;
- Jogo da memória;
- Cordéis dos notáveis, tradição que faz sucesso entre os visitantes;
- Atividade interativa “Se eu fosse um cientista”, que consiste em um cavalete colocado para o público, estimulando os participantes a refletirem sobre o papel dos cientistas na sociedade e
- Atividade interativa “Com qual notável você se parece”, que utiliza tecnologia de reconhecimento facial para comparar a foto dos visitantes com o banco de dados de cientistas notáveis do Canal Ciência.
Segundo a coordenadora do Canal Ciência-Ibict, a previsão para esta edição da SNCT é receber entre quatro e cinco mil visitantes ao longo da semana. “Estamos prontos para oferecer experiências interativas que estimulem a curiosidade e o aprendizado, sempre com o compromisso de tornar o conhecimento científico mais acessível à população”, afirmou.
“As atividades do Ibict na SNCT reforçam o compromisso do Instituto em aproximar a ciência da sociedade e estimular o pensamento crítico e científico entre crianças e jovens. O nosso objetivo é mostrar que a ciência está presente em todas as áreas da vida e que deve ser aplicada para o bem-estar da população”, destacou Leda Cardoso Sampson Pinto.