Notícias
Ibict estará no 9º Seminário de Informação em Arte, evento que vai debater os desafios contemporâneos das bibliotecas de arte
Nos dias 8 e 9 de outubro de 2025, o Instituto Cervantes, no Rio de Janeiro, realizará o 9º Seminário de Informação em Arte, que este ano tem como tema central: "Arte e Acervos em Mutação: desafios contemporâneos das Bibliotecas de Arte". O evento é promovido pela REDARTE/RJ – Rede de Bibliotecas e Centros de Informação em Arte do Estado do Rio de Janeiro, em parceria com o Instituto Rio.
Com o objetivo de proporcionar um espaço de reflexão crítica, questionamento e troca de experiências, o seminário pretende debater as transformações nas práticas informacionais diante das novas tecnologias de informação e comunicação, com foco no universo da arte e da cultura. A iniciativa está alinhada às metas 11.4 e 11.7 da Agenda 2030 da ONU, que tratam, respectivamente, da preservação do patrimônio cultural e do acesso universal a espaços públicos inclusivos e acessíveis.
O Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (Ibict) participará do evento, que será representado por Miguel Arellano, coordenador da Rede Brasileira de Serviços de Preservação Digital (Rede Cariniana). No dia 9, o pesquisador vai falar sobre “Estratégias de acesso e preservação digital em museus".
A conferência de abertura será proferida por Glòria Pérez-Salmerón, presidente da Stichting IFLA Global Libraries, uma das mais respeitadas lideranças internacionais em biblioteconomia e acesso à informação. O seminário será dividido em três eixos temáticos para submissão e apresentação de trabalhos:
Eixo 1 – Manifestações artísticas por Inteligência Artificial (IA): aborda os impactos da IA na criação, documentação e representação de obras de arte;
Eixo 2 – Novas perspectivas na representação descritiva: discute as ferramentas e métodos contemporâneos de processamento e difusão da informação em arte;
Eixo 3 – Bibliotecas em mutação: reflete sobre os novos papéis das bibliotecas de arte na preservação e gestão do conhecimento artístico frente às transformações digitais.
Além da programação principal, haverá uma atividade extra no dia 10 de outubro (sexta-feira): o workshop internacional "Arte, Acervos e Algoritmos: explorando a inteligência artificial na biblioteca contemporânea", ministrado por Pablo Bruno D’Amico. A atividade será conduzida em espanhol e não contará com tradução simultânea.
O público-alvo do seminário e do workshop inclui estudantes de graduação e pós-graduação, professores, profissionais das áreas de Informação, Arte e Cultura, além do público em geral interessado nas temáticas propostas. O evento será realizado presencialmente, no auditório do Instituto Cervantes (Rua Visconde de Ouro Preto, 62 – Botafogo, Rio de Janeiro), com transmissão online. As vagas presenciais são limitadas, e as inscrições são obrigatórias para ambas as modalidades de participação.
Mais informações, programação completa e inscrições: https://doity.com.br/9-seminario-de-informacao-em-arte