Notícias
Confira a participação do Ibict no XIV Seminário Hispano-Brasileiro de Pesquisa em Informação, Documentação e Sociedade
O Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (Ibict) marcou presença ativa no XIV Seminário Hispano-Brasileiro de Pesquisa em Informação, Documentação e Sociedade (SHB 2025), realizado na Universidade Federal do Espírito Santo (UFES), em Vitória, entre os dias 30 de setembro e 3 de outubro.
A abertura oficial, no dia 1º de outubro, contou com a participação do diretor do Ibict, Tiago Braga, que integrou a mesa solene ao lado de dirigentes da UFES, da Universidade de Brasília (UnB) e de universidades espanholas. Em sua fala, Braga destacou a importância da cooperação científica entre Brasil e Espanha, que há anos fortalece as ações de pesquisa e intercâmbio no campo da Ciência da Informação.
O Ibict também esteve representado na Conferência de Abertura, intitulada “Diálogos Ibero-Americanos: Ciência, Intercâmbio e Cooperação Internacional”, ministrada pela professora Marta Valentim (Unesp) e mediada por Tiago Braga. A sessão reforçou o papel estratégico do Instituto na promoção da internacionalização e na articulação de redes de pesquisa em Ciência da Informação.
Ao longo da programação, coordenadores, pesquisadores e colaboradores do Ibict apresentaram trabalhos e participaram de mesas temáticas, abordando temas como preservação digital, organização do conhecimento, bibliotecas digitais e humanidades digitais, consolidando a contribuição da instituição em diferentes frentes de pesquisa.
No encerramento do evento, a coordenadora-geral da Coordenação-Geral de Informação Tecnológica e Informação para a Sociedade (CGIT), Cecília Leite, representou o Ibict na mesa final e realizou a entrega do Troféu Meri Nádia a um dos melhores trabalhos do SHB 2025, destacando a excelência e a relevância das pesquisas apresentadas.
Ao longo da programação, a presença institucional do Ibict se estendeu nas sessões temáticas, com coordenadores, pesquisadores e colaboradores apresentando resultados e iniciativas em preservação, organização do conhecimento, bibliotecas digitais e humanidades digitais.
Na mesa de encerramento do evento, a Coordenação-Geral de Informação Tecnológica e Informação para a Sociedade (CGIT) esteve representada por sua coordenadora, Cecília Leite, que entregou o Troféu Meri Nádia a um dos melhores trabalhos do SHB 2025, destacando a excelência das pesquisas apresentadas.
Confira os trabalhos científicos apresentados com a participação de integrantes do Ibict:
O uso de software de código aberto para bibliotecas digitais: uma proposta para a Biblioteca Lydia de Queiroz Sambaquy
Autores: Paloma da Silva; Joyce Gomes; João Lucas Herculano.
Levantamento de iniciativas sobre temática em LIBRAS voltadas à acessibilidade
Autores: Noriko Lúcia Sabanai; Jessica Andrade Costa.
Modelo para a estruturação de um observatório digital voltado ao empreendedorismo feminino
Autores: Fernanda Maciel Rufino; Bárbara Dora Ross Veitía; Caio Saraiva Coneglian; Diego José Macêdo; Lisandra Guerrero Pérez.
A importância da iconografia para memória institucional: um estudo de caso da memória técnica da biblioteca do IBICT
Autores: Ana Carolina Arakaki; Paloma Silva; Joyce Barbosa; Clara Almeida; João Herculano.
Arquivos em saúde: panorama da produção científica sobre as práticas arquivísticas como pilares da gestão documental dos arquivos em saúde dos Hospitais Universitários Federais do Estado do Rio de Janeiro
Autores: Jacqueline Dias da Silva; Angelica Marques da Cunha Alves.
Tokenização e desenvolvimento: uma proposta de organização do conhecimento para o mercado imobiliário brasileiro
Autores: Carla Maria Martellote Viola; Alessandra Duarte Caldeira Avila; Carlos Victor de Oliveira.
As tecnologias assistivas na inclusão digital de pessoas com necessidades especiais (PNES) no acesso às olimpíadas científicas
Autores: Noriko Lúcia Sabanai; Jessica Andrade Costa.
Arquitetura da informação em portal de notícias: avaliação da navegação contextual
Autores: Laís Cirilo Lima Garcez; Tuany Maria Ribeiro Cirino; Márcio Bezerra da Silva.
Proposta de indicadores de impacto para o empreendedorismo feminino: uma análise a partir do Observatório Brasília Empreendedora
Autores:Lisandra Guerrero Pérez; Fernanda Maciel Rufino; Bárbara Dora Ross Veitía; Larissa Moreno Silva; Diego José Macêdo.
Hipátia: características, potencialidades e desafios na preservação digital de documentos de arquivo”
Autores: Angelica Marques da Cunha Alves; Marilete da Silva Pereira; Alexandre Faria de Oliveira.
O que a IA Generativa não aprende: reflexões sobre o conhecimento tácito
Autores: Isaías Braga; Tiago Braga.