Notícias
BIREDIAL-ISTEC 2025 discute o desafio da desinformação para a Ciência Aberta
De 8 a 10 de outubro de 2025, Brasília (DF) será palco da XIV Conferência Internacional BIREDIAL-ISTEC, um dos mais importantes encontros latino-americanos dedicados à Ciência Aberta, bibliotecas e repositórios digitais. O evento reunirá, no auditório da Anatel, pesquisadores, bibliotecários, docentes e especialistas de diversos países da América Latina para compartilhar experiências e debater soluções inovadoras.
O evento é organizado pelo Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (IBICT) em colaboração com o Consórcio Ibero-Americano de Educação em Ciência e Tecnologia (ISTEC) , a Universidade Nacional de La Plata (Argentina), a Universidade do Norte (Colômbia), a Universidade de Rosário (Colômbia), a Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), a Universidade da Costa Rica e a Rede Mexicana de Repositórios Institucionais (REMERI) .
A programação inclui, além das conferências, workshops, palestras e comunicações de trabalhos científicos. Neste ano, a temática da Conferência se volta para um desafio crescente e complexo para a Ciência Aberta: a desinformação na era digital. A disseminação de informações falsas não só mina a credibilidade dos cientistas e acadêmicos, como também afeta a sustentabilidade e o progresso da ciência.
“A comunidade científica precisa combater a desordem informacional. Nossos resultados de trabalho sofrem com os impactos da infodemia e da circulação de informações falsas”, diz Tiago Braga, diretor do Ibict.
O evento propõe reflexões e estratégias para fortalecer a cultura da transparência, da ética e da integridade da informação científica, promovendo o intercâmbio entre instituições ibero-americanas e ampliando a visibilidade da produção de conhecimento da região.
Pesquisadores e tecnologistas do Ibict participarão ativamente da conferência, conduzindo oficinas, palestras e debates sobre temas como comunicação científica, dados abertos, ciência aberta e infraestrutura tecnológica.
A BIREDIAL-ISTEC tem como missão fortalecer a visibilidade institucional e científica da América Latina, reunindo comunidades acadêmicas, observatórios, bibliotecas, centros de dados abertos, gestores públicos e profissionais da informação comprometidos com a democratização do conhecimento.
Confira a programação completa: