Notícias
A 14ª Conferência Internacional BIREDIAL-ISTEC em Brasília reúne participantes de vários países
Evento tem como tema “Desinformação: um novo desafio para a Ciência Aberta”
O Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (Ibict) promove, entre os dias 8 e 10 de outubro de 2025, a 14ª Conferência Internacional BIREDIAL-ISTEC, que acontece presencialmente no auditório da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), em Brasília (DF). A cerimônia de abertura ocorreu no dia 8 de outubro e contou com a presença do diretor do Ibict, Tiago Braga, que fez a abertura oficial do evento.
Também integraram a mesa de abertura: Daniel Silva Boson (representando o diretor de Ciência, Tecnologia e Inovação Digital do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações-MCTI), Cecília Leite (coordenadora-geral de Informação Tecnológica e Informação para a Sociedade do Ibict), Milton Shintaku (coordenador da Coordenação de Tecnologias para Informação-COTEC-Ibict e presidente da Comissão Organizadora) e Marisa De Giusti (representante do Ibero-American Science & Technology Education Consortium-ISTEC).
Com o tema “Desinformação: um novo desafio para a Ciência Aberta”, a conferência reúne pesquisadores, gestores e profissionais da informação de diversos países da América Latina para discutir os impactos da desinformação na comunicação científica e os caminhos para o fortalecimento da ciência aberta na região.
Durante a abertura, Tiago Braga agradeceu a presença dos participantes e destacou a importância do evento para o fortalecimento do diálogo sobre ciência e tecnologia. Ele ressaltou "a excelência do Ibict na área de informação e comentou que a desinformação é um problema social que atinge muitos, enquanto a sociedade ainda busca compreendê-la".
A organização do evento é coordenada pelo Ibict, em parceria com instituições latino-americanas como o ISTEC, a Universidade Nacional de La Plata (Argentina), a Universidade do Norte (Colômbia), a Universidade de Rosário (Colômbia), a Universidade Federal do Rio Grande do Sul-UFRGS (Brasil), a Universidade da Costa Rica e a Rede Mexicana de Repositórios Institucionais-REMERI.
A programação inclui palestras, mesas-redondas, apresentações de comunicações científicas, sessões de pôsteres “por minuto” e oficinas temáticas, abordando tópicos como dados abertos, infraestrutura tecnológica e políticas de informação científica.
O evento está sendo transmitido ao vivo pelo canal do Ibict no YouTube: https://www.youtube.com/watch?v=Du8lVc17i_s, possibilitando que o público acompanhe as atividades de forma remota.