Notícias
Rede Cariniana promove programação especial no Dia Mundial da Preservação Digital
A Rede Brasileira de Serviços de Preservação Digital (Rede Cariniana), do Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (Ibict), promoveu nesta quinta-feira (6) uma programação especial em comemoração ao Dia Mundial da Preservação Digital (World Digital Preservation Day – WDPD). As atividades ocorreram ao longo de todo o dia, com transmissão pelo canal da Rede Cariniana no YouTube, reunindo especialistas, pesquisadores e profissionais dedicados à preservação de conteúdos digitais no Brasil.
O WDPD é uma iniciativa internacional criada em 2017 pela Digital Preservation Coalition (DPC), com o objetivo de ampliar a conscientização sobre a importância da preservação digital e valorizar o trabalho desenvolvido por instituições e profissionais em todo o mundo para garantir o acesso contínuo e seguro a coleções digitais. Desde o lançamento da data, o Grupo de Pesquisa Dríade (Estudos e Práticas de Preservação Digital) e a Rede Cariniana participam ativamente das comemorações.
A abertura do evento contou com a presença do diretor do Ibict, Tiago Braga, e do coordenador da Rede Cariniana, Miguel Ángel Márdero Arellano. Em sua fala, Tiago Braga destacou a importância da preservação digital para o presente e o futuro da sociedade. “Trabalhar e pensar a preservação digital faz parte de um componente essencial para os nossos dias. A busca pela manutenção da memória e a perspectiva de tê-la como ferramenta para compreender os desafios da sociedade e encontrar soluções para os que virão se faz cada vez mais necessária”, afirmou.
O diretor ressaltou ainda o papel histórico do Ibict na consolidação da área no Brasil: “O Ibict tem trabalhado com a preservação da memória digital há muitos anos, desde as primeiras discussões até a formação da Rede Cariniana e a proposição de modelos arquivísticos para a preservação da história e da memória nacional. Temos buscado construir uma rede de parceiros e profissionais que lidam diariamente com esses desafios.”
Miguel Ángel Márdero Arellano, coordenador da Rede Cariniana, celebrou a data e apresentou um panorama das ações programadas para o dia, ressaltando que o evento marcou mais um Dia Mundial da Preservação Digital. Ele ainda destacou os principais serviços de preservação digital no Brasil e enfatizou que o objetivo da iniciativa é incentivar as instituições a acompanharem as tendências nacionais e internacionais na área.
O coordenador também destacou o progresso das práticas de preservação no país, observando que a Rede Cariniana tem atuado de forma colaborativa, reunindo especialistas comprometidos com o fortalecimento da gestão da preservação digital e com o tratamento de acervos. Segundo o coordenador, esse trabalho tem alcançado um amadurecimento significativo ao longo dos últimos anos.
Durante todo o dia, especialistas e pesquisadores discutiram temas como Serviço de Arquivamento de páginas web, Serviço de Arquivamento de páginas web, Ferramenta de orientação e avaliação sobre o nível de preservação de dados em Repositório, Apresentação do serviço de Repositórios Arquivísticos Digitais Confiáveis PYTÁ, modelo de preservação digital Hipátia, entre outros.
Todos os vídeos estão disponíveis no canal da Rede Cariniana no YouTube.