Notícias
Representantes da UFAL visitam o Ibict para discutir parcerias em comunicação pública, combate à desinformação e formação em divulgação científica
No dia 4 de julho, a sede do Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (Ibict), em Brasília, recebeu a visita de uma comitiva da Universidade Federal de Alagoas (UFAL), acompanhada do secretário de Estado da Comunicação de Alagoas, Wendel Palhares. O encontro teve como foco o fortalecimento de parcerias em torno de temas estratégicos como combate às fake news; ética digital; políticas públicas de comunicação social; capacitação de comunicadores e integridade da informação.
Pelo Ibict, participaram da reunião Alexandre Oliveira (Coordenação de Governança em Tecnologias para Informação e Comunicação - COTIC); Leda Sampson (Coordenação de Inclusão Informacional e Divulgação de Ciência e Tecnologia – COIND); Tainá Assis (pesquisadora); Milton Shintaku (Coordenação de Tecnologias para Informação – COTEC); Ricardo Pimenta (Coordenação de Ensino e Pesquisa, Ciência e Tecnologia da Informação – COEPI) e Cristiane Henrique (assistente).
A delegação da UFAL foi composta pelo reitor Josealdo Tonholo; pela professora Leonéa Vitória Santiago; por José Jance Marques, coordenador do Núcleo de Integridade da Informação de Alagoas; por Ineh de Alarcão Andrade e pelo secretário Wendel Palhares, que destacou o papel estratégico da comunicação pública na defesa da democracia e no enfrentamento à desinformação.
Durante o encontro, foi discutida a possibilidade de realizar em Alagoas uma nova edição do curso Influsciencers, uma iniciativa do Ibict voltada à formação de jovens comunicadores na interface entre ciência, redes sociais e combate à desinformação. A primeira turma do curso foi concluída em junho, após 45 horas de atividades híbridas que incluíram aulas presenciais e online, oficinas práticas e visitas técnicas. A proposta do curso é capacitar estudantes e profissionais para tornar a divulgação científica mais atrativa e eficaz nas plataformas digitais, estimulando o pensamento crítico e o compromisso com a integridade informacional.