Notícias
Pesquisador da COEPI-Ibict é recebido em Havana para cumprir agenda de trabalho
O pesquisador titular da COEP-Ibict, Arthur Coelho Bezerra, foi recebido em Havana (Cuba) pela professora Ania R. Hernández, vice-presidente da Sociedade Cubana de Ciências da Informação.
O pesquisador titular da Coordenação de ensino e Pesquisa (COEPI) do Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (Ibict), Arthur Coelho Bezerra, foi recebido em Havana (Cuba), na semana passada, pela professora Ania R. Hernández, vice-presidente da Sociedade Cubana de Ciências da Informação e coordenadora do curso de Ciências da Informação na Universidade de Havana, para cumprir uma extensa agenda de trabalho.
Na Feira Internacional do Livro de Havana, um dos mais populares eventos da capital cubana, Arthur Bezerra proferiu uma palestra e lançou seu livro “Miseria de la información: dilemas éticos de la era digital”, traduzido para o espanhol no final do ano passado. Durante a Feira, o pesquisador participou do Projeto Cuba Digital, onde teve a oportunidade de apresentar as atividades desenvolvidas pelo International Center for Information Ethics (ICIE), do qual é o atual presidente.
Na Biblioteca Nacional de Cuba José Martí, Arthur Bezerra foi recepcionado pelo diretor da instituição, Omar Valiño Cedré, e teve a oportunidade de palestrar e apresentar seu livro para um público de estudantes e pesquisadores. Em seguida, o pesquisador foi convidado a participar do programa de televisão Triangulo de la Confianza, transmitido pelo Canal Habana e pela Cubavisión Internacional. No programa de TV, Arthur Bezerra discutiu o impacto das redes digitais nas tradições culturais latino-americanas, com ênfase nas novas gerações que consomem conteúdo online.
O pesquisador considerou sua viagem a Havana altamente produtiva. Como afirmou Arthur Bezerra, “a Feira do Livro atrai um público diversificado, com destaque para os jovens estudantes, que lotam as conferências e apresentações realizadas na Fortaleza de San Carlos de la Cabaña, a maior fortaleza do continente americano, com 700 metros de extensão de ponta a ponta. Além disso, palestrar na Biblioteca Nacional de Cuba e participar de um programa de televisão local foram oportunidades únicas, que me permitiram dar visibilidade às pesquisas que venho desenvolvendo no Ibict”.
Neste ano, Arthur Bezerra planeja lançar a versão traduzida para o espanhol de seu livro em três eventos internacionais: em Montevidéu (Uruguai), em maio, durante um seminário sobre ética da informação, em Valencia (Espanha), em junho, no Media Ethics Conference, e na Cidade do México, em outubro, no sexto encontro internacional do ICIE.