Notícias
Pesquisadoras do INCC apresentam práticas de Ciência Cidadã em evento do LISIS (França)
No dia 16 de dezembro, as pesquisadoras do Instituto Nacional de Ciência Cidadã (INCC), Sarita Albagli e Vanessa Arruda, participaram do evento “Iniciativas de pesquisa em Ciência Cidadã na América do Sul”, no Laboratorie Interdisciplinaire Sciences Innovations Sociétés (LISIS), em Paris (França).
Na ocasião, as pesquisadoras apresentaram seus trabalhos e reflexões sobre práticas de pesquisa em Ciência Cidadã no Brasil e discutiram os desafios de institucionalização e equidade nesses processos.
Sarita é coordenadora do Instituto Nacional de Ciência Cidadã (INCC) e Vanessa é coordenadora da Linha 3 - Governança, Avaliação e Protocolos do INCC. O INCC visa promover o avanço do conhecimento científico e tecnológico, de caráter inter e transdisciplinar, para o desenvolvimento, a inovação e a disseminação de conceitos, práticas, metodologias e usos da Ciência Cidadã no Brasil. A instituição executora, e também sede do projeto, é o Ibict. A iniciativa conta ainda com um conjunto de instituições colaboradoras, em diferentes regiões do país e do exterior.
Sarita Albagli é pesquisadora do Ibict, professora do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação – PPGCI/IBICT-UFRJ, coordenadora do Laboratório de Pesquisa em Ciência Aberta e Inovação Cidadã (CindaLab), coordenadora científica da Civis - Plataforma de Ciência Cidadã e coordenadora do INCT de Ciência Cidadã.
Vanessa Arruda é doutora em Ciência da Informação pelo IBICT/UFRJ. Atualmente é coordenadora de Informação e Comunicação da Presidência da Fiocruz, atuando na coordenação do Fórum de Editores Científicos e Fórum de Ciência Aberta. É coordenadora executiva do Observatório em C, T & I em Saúde e do Portal de Periódicos Fiocruz, membro do Comitê Gestor do Instituto Nacional de Ciência Cidadã e pesquisadora do CindaLab – Ciência Aberta e Inovação Cidadã do IBICT/UFRJ.