Apresentação
O DSpace é um software livre de código aberto. Foi inicialmente desenvolvido para o Massachusetts Institute of Technology (MIT) e Hewlett-Packard (HP). Atualmente, a organização DuraSpace desenvolve, apoia e promove a utilização do software em âmbito mundial. No Brasil, esse papel é desempenhado pelo Ibict[1]. O DSpace possibilita o armazenamento, gerenciamento, preservação e garante a visibilidade da produção intelectual em repositórios e bibliotecas digitais. Além disso, permite o gerenciamento de diversos tipos de documentos em formato digital, o que assegura o acesso por longo período e viabiliza a customização de diversas funcionalidades para atender as necessidades de informação da instituição, dos seus usuários e da interoperabilidade com outros softwares.
Acesse aqui o Fórum do Ibict para consultar ou compartilhar dúvidas e soluções sobre o DSpace.
Utilizam do DSpace nos produtos e serviços do Ibict
- Deposita: Repositório Comum do Brasil (DSpace 4.2): é uma base de dados para reunir e divulgar a produção científica dos pesquisadores de instituições que ainda não possuem seus próprios repositórios institucionais. Tem como finalidade tornar acessível e visível a produção científica brasileira, objetivando promover a criação de repositórios institucionais.
- Repositório Institucional Digital do Ibict (RIDI) (DSpace 5.2): disponibiliza as publicações científicas produzidas pelo Instituto. Apresenta como objetivo armazenar, preservar, divulgar e dar acesso à produção intelectual do Ibict, proporcionando maior visibilidade e maximizando o impacto da pesquisa como parte do movimento pelo acesso livre à informação.
- Portal do Livro Aberto (DSpace 5.3): tem origem no projeto Portal do Livro Didático Eletrônico apresentado pelo Ibict à Financiadora de Estudos e Projetos (Finep) em 2005. Seu objetivo é reunir, divulgar e preservar as publicações oficiais em ciência, tecnologia e inovação, visando a contribuir na visibilidade da publicação oficial brasileira.
Portfólio
As bibliotecas digitais listadas abaixo fazem parte do portfólio das parcerias firmadas entre o Ibict e diferentes instituições, via projeto de pesquisa.
➔ biblioteca digital da anvisa
➔ Biblioteca Digital da SAE (PR)
➔ Biblioteca Digital da Administração Pública (Enap)
➔ Subsistema de Políticas Públicas (Sinajuve)
➔ Biblioteca Digital Jurídica (BDJur) (STJ)
Sobre a instalação
O DSpace é desenvolvido com a linguagem de programação Java. Assim, sugere-se para a versão estável 6.3 o uso do servidor de aplicação web Apache Tomcat com a interface de usuário JSPUI, baseada em tecnologias JavaServer Pages (JSP). Para a indexação, por sua vez, recomenda-se o Apache Solr, que também contribui para melhoria do processo de busca. Por fim, como gerenciador de banco de dados, sugere-se o PostgreSQL, por se tratar de uma ferramenta livre. Ressalta-se que a instituição deve possuir uma equipe de TI para apoiar a instalação e manutenção/gerência do software ou contratar uma hospedagem especializada.
Download
O download do DSpace 6.3 pode ser realizado em: https://github.com/DSpace/DSpace/ releases/tag/dspace-6.3
Pré-requisitos para instalação (o que é necessário ser instalado no servidor)
Pré-requisitos de hardware:
- Sistema operacional Linux (64 bits);
- Configuração mínima de 4 GB de memória RAM;
- Configuração mínima de 80 GB de disco rígido (HD).
Pré-requisitos de software DSpace 6.x:
- Java 8 com openJDK;
- Servidor web Apache Tomcat versão 8;
- Apache Solr;
- Software de apoio para baixar as dependências Apache Maven versão 3.0.5 ou superior;
- Software de apoio para baixar as dependências Apache Ant versão 1.8 ou superior;
- Sistema de gerenciamento de banco de dados PostgreSQL versão 9.4 ou superior.
[1] Diferentemente dos softwares de código fechado, que disponibilizam apenas os programas executáveis, os programas e fontes editáveis estão disponíveis para serem baixados e alterados, caso necessário.