Notícias
SAÚDE ONCOLÓGICA
HE-UFPel retoma atendimentos da Radioterapia após modernização de acelerador linear
Pelotas (RS) – O Hospital Escola da Universidade Federal de Pelotas (HE-UFPel), integrante da Rede HU Brasil, retomou os atendimentos do serviço de Radioterapia após a atualização tecnológica do acelerador linear Clinac CX. A ação integra o Plano de Expansão da Radioterapia no Sistema Único de Saúde (SUS). O investimento de R$ 5,34 milhões permitiu a modernização do equipamento e adequações na infraestrutura da Unidade de Oncologia.
O chefe do Setor de Engenharia Clínica do HE-UFPel, Cleiton da Gama Garcia, explicou que a atualização tecnológica amplia a capacidade assistencial e operacional do serviço. “A atualização tecnológica possibilita a utilização de técnicas avançadas de tratamento, como Radioterapia de Intensidade Modulada (IMRT), Arcoterapia Volumetricamente Modulada (RapidArc) e Radioterapia Guiada por Imagem (IGRT), permitindo tratamentos mais conformados, rápidos e eficientes. O projeto contemplou ainda a atualização dos sistemas de planejamento e gerenciamento da radioterapia, Eclipse e ARIA, novas estações de trabalho e melhorias na aquisição e processamento de imagens, ampliando também a capacidade operacional do serviço”, pontuou.
Para o físico médico Lecio Leonardo Luvezuti, a incorporação das novas técnicas representa um avanço importante para o atendimento aos pacientes oncológicos. “A introdução das técnicas de IMRT e RapidArc representa um grande avanço para o serviço de radioterapia do HE-UFPel. Essas técnicas tornam a entrega do tratamento menos danosa ao paciente em termos de efeitos colaterais, proporcionando melhora significativa na qualidade de vida durante e após o tratamento”.
A instalação do sistema On-Board Imager (OBI), responsável pelos recursos avançados de radioterapia guiada por imagem e aquisição de imagens tridimensionais, foi concluída ao final de abril. Segundo Cleiton, a retomada gradual dos atendimentos teve início em maio, já utilizando a nova plataforma tecnológica. “O serviço iniciou a retomada gradual dos tratamentos incorporando recursos que ampliam a precisão, a segurança e a qualidade assistencial oferecida aos pacientes oncológicos da região”, afirmou.
A entrega oficial ocorreu durante cerimônia realizada na Esplanada dos Ministérios, em Brasília, com representantes do Governo Federal e presença da Superintendência do HE-UFPel. Na ocasião, foram entregues obras e equipamentos destinados a dez hospitais universitários federais vinculados à Rede HU Brasil. O Plano de Expansão da Radioterapia no SUS busca ampliar o acesso da população aos serviços oncológicos especializados, reduzir vazios assistenciais e fortalecer o atendimento regional aos pacientes.
Atendimento mais ágil e preciso
Entre os avanços estão a melhora na qualidade das imagens e maior precisão no posicionamento e acompanhamento dos tratamentos. O médico radioterapeuta e responsável técnico pela instalação de radioterapia da Unidade de Oncologia do HE-UFPel, Zeniclayton Lafetá Almeida Lima, destacou que “O grande diferencial da tecnologia utilizada na modernização é a capacidade de proteger os tecidos saudáveis e os órgãos vizinhos ao tumor. Ao concentrar a energia apenas onde é necessária, reduzimos os efeitos colaterais e preservamos funções essenciais do organismo. Aliada a tecnologias avançadas e a um cuidado humanizado, a radioterapia torna-se um recurso eficiente e acolhedor na jornada de tratamento”.
Segundo o médico, a atualização do acelerador linear também amplia a segurança e a personalização dos tratamentos. “Com IMRT e VMAT guiadas por imagem, o equipamento molda a radiação de forma precisa ao contorno do tumor, aprimorando a segurança em todas as etapas do procedimento e aumentando a confiabilidade do processo terapêutico. Essa precisão permite tratamentos mais personalizados, com potencial para reduzir o tempo de conclusão de alguns tratamentos, ampliando o conforto e a agilidade para o paciente”, afirmou.
O físico médico Matheus Leiden ressaltou a importância do sistema On-Board Imager para a precisão dos procedimentos. “As novas tecnologias, principalmente o sistema On-Board Imager, permitem a realização da Radioterapia Guiada por Imagem. Isso possibilita a visualização da anatomia do paciente e a comparação com a tomografia de planejamento no momento da aplicação, garantindo maior precisão no posicionamento. Essa comparação assegura que o feixe de radiação atinja o tumor de forma precisa, corrigindo variações e minimizando a exposição dos tecidos saudáveis”, detalhou.
Capacitação das equipes integrou processo de retomada
Parte das novas funcionalidades já está em operação e a instalação completa do sistema On-Board Imager seguirá ampliando os recursos disponíveis no serviço. O processo de retomada dos atendimentos envolveu treinamento e aperfeiçoamento dos profissionais que atuam na Radioterapia, incluindo os físicos médicos Matheus Leiden, Luciano Schwank Lopes e Lecio Leonardo Luvezuti, o médico radioterapeuta Zeniclayton Lafetá Almeida Lima, além das equipes de Enfermagem e técnicos em Radiologia.
Sobre a preparação das equipes para utilização das novas ferramentas, o físico médico Luciano Schwank Lopes destacou o envolvimento multiprofissional durante o processo de implantação. “A equipe demonstrou alto nível de comprometimento e participou ativamente de todos os treinamentos disponibilizados pelo fabricante. Embora a tecnologia implantada represente um avanço significativo em relação ao sistema anterior, todos os profissionais estão devidamente capacitados, motivados e preparados para sua plena utilização”, disse.
Ainda segundo Luciano, as melhorias também impactam diretamente a experiência do paciente durante o tratamento: “Entre as principais melhorias no fluxo de trabalho, destaca-se a integração completa da equipe no acolhimento do paciente, além da maior precisão no posicionamento, fatores que contribuem diretamente para um atendimento mais ágil, seguro e eficiente”.
Sobre a HU Brasil
O HE-UFPel faz parte da Rede HU Brasil desde 2014. Criada por meio da Lei nº 12.550/2011 e vinculada ao Ministério da Educação (MEC), a HU Brasil nasceu tendo como nome oficial Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh). É responsável pela administração de 45 hospitais universitários federais em 25 unidades da federação, apoiando e impulsionando suas atividades por meio de uma gestão de excelência. Em 2026, em um reposicionamento junto à sociedade, ao mercado e instituições parceiras, passou a ter um novo nome, que carrega sua essência: HU Brasil.
Por Andreia Pires
Coordenadoria de Comunicação Social/Rede HU Brasil