Notícias
SAÚDE OCUPACIONAL
Torneio de dominó promove integração e bem-estar entre colaboradores do HUPAA
Colaboradores vibram durante partida de dominó realizada no HUPAA
Maceió (AL) – O Hospital Universitário Professor Alberto Antunes, da Universidade Federal de Alagoas (HUPAA-Ufal), vinculado à Rede HU Brasil, realizou, nos dias 9 e 10 de abril de 2026, o Torneio de Dominó do HUPAA, reunindo colaboradores em dois dias de competição marcados por interação e fortalecimento de vínculos. A atividade deu início ao 1º Ciclo de Torneios Esportivos do HUPAA, que segue com programação mensal até novembro deste ano.
O Programa de Qualidade de Vida Saúde & Bem Estar no HUPAA prevê a realização de torneios de diversas modalidades nos eixos de socialização e atividades de bem-estar. Até o mês de novembro, serão realizadas competições de xadrez, futsal, natação, voleibol, queimado, tênis de mesa, futebol society, corrida de rua e ciclismo. Mais do que disputa, o torneio tem como objetivo incentivar a integração entre os profissionais de diferentes setores.
“Essas ações promovem maior integração entre os trabalhadores do HUPAA, melhorando a qualidade de vida no trabalho e que, por consequência direta, eleva o espírito de pertencimento à instituição, melhorando o clima organizacional e reduzindo as taxas de absenteísmo”, avaliou o chefe da Unidade de Saúde Ocupacional e Segurança do Trabalho (Usost) do HUPAA, Felipe Pinheiro.
Para uma das participantes, a assistente administrativa Juliana Matos, essas atividades promovem um ambiente de trabalho mais leve e produtivo. “Esse tipo de ação cria momentos de descontração que fortalecem os vínculos interpessoais e aproximam as pessoas que, muitas vezes, não têm tanto contato no dia a dia. Isso ajuda a reduzir o estresse, aumentam a motivação e promovem o bem-estar geral”, opinou.
Outras atividades da Usost são desenvolvidas para a promoção de bem-estar dos colaboradores do HUPAA, a exemplo dos treinamentos e capacitações, da ginástica laboral, das feiras agroecológicas e das famílias atípicas, do Projeto Movi&Mente, das consultas nutricionais, consultas com profissional da Educação Física, consultas médicas e de enfermagem (porta aberta para saúde mental), da psicoterapia e do Projeto Mapeando e Cuidando (saúde mental).
As ações evidenciam o compromisso da instituição com a promoção da qualidade de vida no trabalho, mostrando que o cuidado com as pessoas também passa por iniciativas que incentivam o bem-estar, o respeito e a convivência entre os colaboradores.
Sobre a HU Brasil
O HUPAA-Ufal faz parte da Rede HU Brasil desde 2014. Criada por meio da Lei nº 12.550/2011 e vinculada ao Ministério da Educação (MEC), a HU Brasil nasceu tendo como nome oficial Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares – Ebserh. É responsável pela administração de 45 hospitais universitários federais em 25 unidades da federação, apoiando e impulsionando suas atividades por meio de uma gestão de excelência. Em 2026, em um reposicionamento junto à sociedade, ao mercado e instituições parceiras, passou a ter um novo nome, que carrega sua essência: HU Brasil.
Por Suzana Gonçalves
Coordenadoria de Comunicação Social da HU Brasil