Galeria de Imagens
SUSTENTABILIDADE
Semana do Meio Ambiente da HU Brasil aborda o diagnóstico de conformidade ambiental 2025
Brasília (DF) – A Rede HU Brasil promoveu, nos dias 1º e 2 de junho, a Semana do Meio Ambiente 2026, na qual foi divulgado o resultado diagnóstico de conformidade ambiental da estatal. A ocasião também apresentou os planos Setorial de Saúde (AdaptaSUS) e o de preparação para impactos das mudanças climáticas no Sistema Único de Saúde (SUS).
Para o vice-presidente da HU Brasil, Daniel Beltrammi, a sustentabilidade ambiental vem acompanhada de responsabilidade social e governança de alto nível. Para a consecução deste objetivo, a estatal e o seu conselho de administração propuseram um redesenho da sua governança em que a sustentabilidade e a proteção do meio ambiente ganham lugar de destaque.
Segundo Beltrammi, os anos de 2024 (quando foi lançado o Mapa Estratégico da instituição) e 2025 foram muito importantes para entender uma política de resposta da cadeia de hospitais universitários. O documento traz o objetivo estratégico número 12, na área de responsabilidade ambiental, social e governança, a promoção da sustentabilidade ambiental e responsabilidade em rede.
“Talvez essa seja a grande potência, o grande motor que a Rede HU Brasil tem. Porque ela não é um hospital universitário singularmente, ela representa todos reunidos. Logo, tudo que um HU pode aprender, rapidamente entrega o mesmo aprendizado para os demais, independente das modalidades de gestão”, acrescenta o vice-presidente.
O coordenador de Infraestrutura Hospitalar e Hotelaria da HU Brasil, Thiago Betiati, explicou que a estrutura hospitalar é essencial no trabalho de redução da pegada ambiental e na responsabilidade de futuro. “Infraestrutura hospitalar saudável é aquela que oferece um ambiente seguro, acolhedor, funcional e resiliente para seus usuários, com os eficientes sustentável de recurso. Mas antes disso e tão importante quanto isso, uma infraestrutura saudável é aquela que provê o básico para o seu usuário", destacou.
Evento
A Semana do Meio Ambiente teve como objetivo discutir em rede os desafios e oportunidades da sustentabilidade em ambiente hospitalar. Durante os dois dias de evento, foram debatidas questões como impactos da eficiência energética, hídrica, emissão de gases, consumo consciente de papel na área hospitalar e mercado de carbono.
Palestras e rodas de conversa trouxeram convidados, a exemplo da diretora do Departamento de Vigilância em Saúde Ambiental e Saúde do Trabalhador do Ministério da Saúde, Agnes Soares, o coordenador de Sustentabilidade da Santa Casa da Bahia, Fernando Lira, e a secretária extraordinária do Mercado de Carbono do Ministério da Fazenda, Cristina Reis.
O que é o AdaptaSUS?
O AdaptaSUS é parte integrante do Plano Clima Adaptação, uma ampla estratégia do governo federal no enfrentamento das mudanças climáticas. Orientado pela justiça climática, a ação impõe novas responsabilidades acerca dos impactos climáticos sobre o setor da saúde.
O plano setorial representa um marco ao reconhecer a necessidade de estudo e compreensão acerca das vulnerabilidades existentes nos territórios para garantir uma adaptação à sustentabilidade verdadeiramente eficiente. O plano parte de uma escuta atenta à realidade brasileira e busca promover a integração entre os diferentes níveis de gestão, com base nos princípios do SUS e no compromisso com a equidade.
Para mais informações, o AdaptaSUS pode ser acessado através do site do Ministério da Saúde.
Sobre a HU Brasil
Criada por meio da Lei nº 12.550/2011 e vinculada ao Ministério da Educação (MEC), a HU Brasil nasceu tendo como nome oficial Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares – Ebserh. É responsável pela administração de 46 hospitais universitários federais em 25 unidades da federação, apoiando e impulsionando suas atividades por meio de uma gestão de excelência. Em 2026, em um reposicionamento junto à sociedade, ao mercado e instituições parceiras, passou a ter um novo nome, que carrega sua essência: HU Brasil.
Por Maria Clara Santinoni (estagiária) e Raoni Santos
Coordenadoria de Comunicação Social da Rede HU Brasil