Notícias
ASSISTÊNCIA
HU Brasil debate cooperação entre hospitais, universidade e comunidade na construção de redes de cuidado
Niterói (RJ) - A cooperação entre hospitais, universidade e comunidade na construção de redes de cuidado nos territórios esteve no centro das discussões na tarde desta terça-feira (5) durante o Seminário Internacional sobre Redes de Cuidado Integral e Participação Comunitária em Saúde. O evento acontece de 3 a 8 de maio, em diversos locais da Universidade Federal Fluminense (UFF), em Niterói (RJ).
Participando da mesa de debate desta tarde, o presidente da HU Brasil, Arthur Chioro, enfatizou o papel dos hospitais universitários como espaços estratégicos de formação, assistência e produção de conhecimento no Sistema Único de Saúde (SUS). “Um pressuposto fundamental é formar profissionais com compromisso ético e político com o Sistema Único de Saúde. Isso é decisivo”, destacou o gestor. Ele ainda evidenciou ser necessário mudar a forma como as práticas de gestão da clínica são realizadas.
Chioro pontuou que não basta cercar o hospital de unidades básicas de saúde de atenção primária, pressupondo-se que o modelo de mudança virá nessa perspectiva. “O hospital deve estar integrado às redes de atenção e ser protagonista no processo de organização do cuidado e formação, ou seja, tem que estar no território. Também deve se tornar um ponto de apoio às lutas territoriais por vida digna e territórios saudáveis e sustentáveis”, disse.
Outro participante da mesa de discussão foi o professor e pesquisador da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), Cristian Guimarães. Ele destacou que o novo hospital universitário integrante da Rede HU Brasil, o HU-Unifesp, está nascendo fruto da parceria e construção coletiva entre universidade, prefeitura, gestores do SUS, HU Brasil e a comunidade. “A ideia é integrar ensino, serviço e comunidade, e pensar o hospital como lugar de formação e produção do cuidado e, a partir disso, caracterizar essa unidade hospitalar, diagnosticando as necessidades de saúde da comunidade da região sul de São Paulo”, frisou.
Também compuseram a mesa de discussão: Túlio Franco (UFF); Luciano Bezerra, gerente de Ensino e Pesquisa do Hospital Universitário Lauro Wanderley da Universidade Federal da Paraíba (HULW-UFPB); Marta Rovery, da Universidade Federal de Goiás (UFG); Luca Jourdan, da Universidade de Bologna, Itália; Alzira de Oliveira Jorge, ex-diretora do Hospital Risoleta Tolentino Neves, da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG); e Francesco Sintoni, do Distretto e Ospedale di Forlì da Itália.
Sobre a HU Brasil
Criada por meio da Lei nº 12.550/2011 e vinculada ao Ministério da Educação (MEC), a HU Brasil nasceu tendo como nome oficial Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares – Ebserh. É responsável pela administração de 45 hospitais universitários federais em 25 unidades da federação, apoiando e impulsionando suas atividades por meio de uma gestão de excelência. Em 2026, em um reposicionamento junto à sociedade, ao mercado e às instituições parceiras, passou a ter um novo nome, que carrega sua essência: HU Brasil.
Por: Rosenato Barreto, com revisão de Danielle Campos
Coordenadoria de Comunicação Social da Rede HU Brasil