Notícias
HFA realiza o primeiro procedimento cirúrgico com a Plataforma Robótica Versius
Brasília, DF 22/04/25 – No último dia 14 de abril, o Hospital das Forças Armadas (HFA) deu um passo importante rumo ao futuro. Desde o evento de apresentação da Plataforma Robótica Versius, equipamento adquirido com o apoio do Ministério da Defesa e após um período de capacitação e intensos treinamentos, foi realizada a primeira cirurgia robótica em um paciente. Na ocasião, a plataforma foi empregada para a retirada de um tumor no rim direito de uma paciente de 35 anos, numa cirurgia que durou em torno de duas horas e considerada um sucesso pela equipe médica.

- ㅤㅤㅤㅤ
De acordo com o 1º Tenente da Força Aérea Brasileira, Felipe Vidigal, médico urologista e especialista em uro-oncologia e cirurgia robótica, foi possível realizar a retirada do tumor preservando mais de 80% do rim da paciente. “A paciente evoluiu de forma extraordinária, recebendo alta com menos de 20 horas do procedimento”, destacou.

- ㅤㅤ
Já a equipe dos médicos anestesistas , ressaltou a importância de garantir a imobilidade completa do paciente durante a cirurgia robótica. Nesse contexto, avaliou-se o grau do bloqueio neuromuscular através do monitor da função neuromuscular com uso da sequência de quatro estímulos (TOF). O relaxamento muscular durante o intra operatório e a reversão do mesmo ao final da cirurgia foram guiados pelo monitor da função neuromuscular, aumentando a segurança do procedimento.

- ㅤㅤ
O procedimento materializou toda a expectativa existente sobre o ganho tecnológico que a Plataforma Robótica Versius proporcionou aos usuários do HFA, no que se refere a realização de procedimentos minimamente invasivos, com recuperação acelerada em procedimentos de média e alta complexidade, o que também vem a proporcionar redução de custos, menos tempo de internação e um aumento potencial de produtividade. Um novo HFA!
HFA: UNINDO FORÇAS PELA SAÚDE
Assessoria de Comunicação Social do HFA