Controle da Hipersensibilidade Dentinária e tratamento de Lesões Cervicais não Cariosas

Publicado em 19/04/2023 10:56Modificado há 3 anos
Compartilhe:

Brasília-DF, 19/04/2023 - Na manhã da última segunda-feira, a Odontoclínica do Hospital das Forças Armadas (HFA) conduziu, no Auditório Sgt Hollenbach, uma capacitação para os integrantes da Divisão de Odontologia do HFA. Os objetivos do evento foram qualificar e habilitar os profissionais para o controle previsível da Hipersensibilidade Dentinária (HD), orientar quanto a definição das estratégias para reabilitação de pacientes com lesões cervicais e recessões gengivais associadas ou não a HD, além de estabelecer protocolos clínicos de sucesso para restaurações adesivas de Lesões Cervicais Não cariosas.

A atividade contou com a participação das professoras Rayssa Ferreira Banata e Fabrícia Araújo Pereira, da Universidade de Brasília – UNB, e teve o apoio da ULTRADENT, empresa de comercialização de materiais odontológicos.

Segundo dados do Ministério da Saúde, com relação à Saúde, “as lesões cervicais não cariosas têm como característica a perda progressiva e irreversível de estruturas mineralizadas, na região cervical do dente e não possuem relação com microrganismos. Por conta da exposição dos túbulos dentinários ao meio bucal, essas lesões estão relacionadas com a hipersensibilidade dentinária cervical e com o comprometimento da estética. As lesões cariosas destacam-se como as maiores responsáveis pela sintomatologia dolorosa dos pacientes e pela consulta ao dentista. Porém, atualmente, as perdas estruturais próximas à junção esmalte-cemento sem envolvimento de cárie são comuns na prática odontológica, e são denominadas de Lesões Cervicais Não Cariosas (LCNC). Devido a sua elevada prevalência, faz-se necessário um maior conhecimento da etiologia desse processo para um adequado diagnóstico e prevenção.”

HFA: UNINDO FORÇAS PELA SAÚDE!

Por 3ºSgt Karla Saunders

Assessoria de Comunicação Social (A Com Soc)

Hospital das Forças Armadas (HFA)

Compartilhe: