Notícias
IDENTIDADE NACIONAL
Emissão da Carteira de Identidade Nacional teve um crescimento de 60% em 2025
Carteira de identidade nacional
A emissão da nova Carteira de Identidade Nacional (CIN) teve um crescimento de 60% entre janeiro e outubro de 2025 na comparação com o mesmo período do ano passado. Até outubro deste ano, foram emitidas mais de 19,8 milhões de CINs. Já entre os mesmos meses de 2024, foram expedidas cerca de 12,4 milhões. No total, mais de 38 milhões de brasileiros já estão com a nova carteira em suas mãos. Os dados foram divulgados pelo Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos nesta quarta-feira (5/11).
“Este resultado demonstra o esforço do trabalho em conjunto do ministério com os estados para a ampliação da emissão da CIN”, disse o secretário de Governo Digital, Rogério Mascarenhas. “A CIN é um documento seguro, que tem número único e padrão nacional. Além disso, é uma carteira que dá cidadania às pessoas, pois é a porta de entrada dos serviços públicos”, complementa Mascarenhas.
Uma das principais vantagens da CIN é a simplificação do acesso das pessoas aos serviços públicos e benefícios sociais. Isso será possível a partir da criação da Infraestrutura Pública Digital (IPD) de Identificação Civil, que utilizará os dados da CIN como base de identificação das pessoas nas políticas públicas. Desse modo, a carteira ajuda as pessoas na garantia dos seus direitos e facilita o acesso a benefícios sociais, por exemplo.
Outras vantagens
Outra vantagem da CIN é a sua versão digital disponível no aplicativo GOV.BR. A partir do recebimento do documento impresso, as pessoas já podem acessar esse aplicativo para baixar a nova carteira em formato digital. O processo é similar ao que já ocorre com a CNH. Após o login, aparece o ícone ‘Carteira de documentos’ na tela inicial, bastando clicar no botão '+', escolher 'Carteira de Identidade' e ir em "Adicionar Documento' para ter acesso à CIN Digital. Isso pode simplificar o uso em viagens ou em outras ocasiões em que for necessário se identificar.
Além disso, a CIN também amplia a segurança da conta GOV.BR, pois a nova carteira facilita o acesso a uma conta Ouro na plataforma do governo federal. Atualmente, o GOV.BR possui mais de 170 milhões de usuários e possibilita o acesso a mais de 4.600 serviços digitais federais e outros mais de oito mil de estados e municípios.
Entre os serviços mais utilizados pelos brasileiros estão a Assinatura GOV.BR, Meu INSS, Meu SUS Digital, Enem, Fies, Carteira de Trabalho Digital e Carteira Digital de Trânsito. Na plataforma, também é possível pesquisar por serviços de acordo com o perfil do usuário, seja ele um estudante, agricultor, turista, empreendedor e trabalhador.
Para emitir a sua CIN, acesse gov.br/identidade e saiba como agendar a expedição em seu estado. A primeira via da CIN é gratuita para todas as pessoas.