Curso forma 21 servidores para multiplicar educação em saúde ambiental
Formação de 120 horas da Funasa abordou metodologias participativas e planejamento de ações educativas nos territórios
Vinte e um servidores da Fundação Nacional de Saúde (Funasa) concluíram, no último dia 9 de novembro, o primeiro Curso de Formação de Formadores em Educação em Saúde Ambiental. A capacitação preparou os participantes para atuar como multiplicadores de conhecimentos e desenvolver ações educativas relacionadas à saúde, ao saneamento e ao meio ambiente em seus territórios.
Iniciado em 27 de julho, o curso de aperfeiçoamento teve carga de 120 horas e formato híbrido. A formação foi destinada aos servidores que atuam com educação em saúde ambiental nas Divisões de Saúde Ambiental das 26 Superintendências Estaduais da Funasa (Suests). O encerramento contou com a entrega dos certificados aos concluintes.
Metodologias participativas - A formação abordou o planejamento, a execução e a avaliação de ações educativas, com metodologias participativas e articulação entre conhecimentos técnicos, saberes locais e experiências dos territórios. A etapa presencial inicial ocorreu de 27 a 29 de julho, em Brasília, com atividades sobre fundamentos da educação em saúde ambiental e contribuições da educação popular para as práticas em saúde.
A programação incluiu temas como formação de redes, comunicação, mobilização social, controle social, políticas públicas, monitoramento e avaliação. Esses conteúdos compõem a preparação dos servidores para desenvolver práticas educativas relacionadas aos serviços de saneamento e às ações de saúde ambiental.
Segundo a coordenadora da formação, Darcy de Valadares Rodrigues Ventura, a educação em saúde ambiental teve destaque como ação de importância estratégica, voltada à garantia das entregas de responsabilidade da Funasa à sociedade nos municípios brasileiros de até 50 mil habitantes, fechando o ciclo das políticas públicas.
Darcy acrescentou que o curso também proporcionou aos participantes a troca de conhecimentos e experiências de trabalho. A proposta é que os concluintes compartilhem o aprendizado com outras equipes e o utilizem no planejamento de ações educativas nos locais onde atuam.


