SAÚDE AMBIENTAL

Catadores precisam sair da invisibilidade, diz presidente da Funasa

Ao encerrar encontro com cooperativas em São Paulo, Alexandre Motta defende dar escala ao debate sobre saneamento, resíduos e papel social dos catadores

Publicado em 17/03/2026 17:56
Compartilhe:

Dar visibilidade ao trabalho dos catadores e ampliar o debate público sobre saneamento e gestão de resíduos foi um dos principais recados do presidente da Fundação Nacional de Saúde (Funasa), Alexandre Motta, ao encerrar na quarta-feira (11/03) o evento “Apoio à Reciclagem em São Paulo: Parcerias e perspectivas com a Funasa”. Realizado na sede da Superintendência Estadual da Fundação em São Paulo (Suest-SP), o evento reuniu cerca de 70 participantes – incluindo associações e cooperativas de catadores – para discutir instrumentos de repasse, prestação de contas e o apoio da instituição a projetos de coleta e reciclagem.

“Nós precisamos fazer com que o tema do saneamento também seja discutido pela sociedade brasileira. A gente precisa sair da invisibilidade e mostrar a realidade de vocês, que lutam cotidianamente, de sol a sol”, defendeu Motta.

O presidente destacou que a Funasa foi a primeira instituição da administração pública federal a estruturar um mecanismo direto de financiamento para cooperativas de catadores, por meio de termos de fomento. Segundo ele, foi necessária uma “engenharia jurídica” para viabilizar a transferência de recursos diretamente a essas entidades, tradicionalmente fora do alcance de instrumentos como convênios firmados com estados e municípios.

Motta também ressaltou os limites orçamentários enfrentados pela instituição diante da alta demanda por investimentos em saneamento. Apesar das restrições, ele afirmou que a Fundação atua como parceira de iniciativas voltadas à inclusão social e à melhoria das condições ambientais. “A Funasa é um aliado nesse processo”, enfatizou.

Proteção ambiental

Ele também relacionou o trabalho dos catadores à agenda mais ampla do saneamento e da proteção ambiental, destacando que a gestão adequada de resíduos sólidos é essencial para evitar a contaminação de mananciais, reduzir enchentes e proteger a qualidade da água.

Ao final, o presidente reforçou a importância de ampliar o reconhecimento social desses trabalhadores. “A gente precisa criar um espaço para valorizar essas pessoas, porque elas são absolutamente indispensáveis para enfrentar o problema ambiental que vivemos”, afirmou.

O encontro foi promovido pela Suest-SP com o objetivo de fortalecer a parceria entre a Funasa e associações e cooperativas de reciclagem, além de orientar gestores sobre a execução de convênios e instrumentos de repasse. O evento também contou com a participação da Superintendência Regional da Receita Federal da 8ª Região Fiscal, que desenvolve ações institucionais de cidadania fiscal, inclusão social e proteção da saúde ambiental.

Contato para a imprensa:

Comunicação - Funasa

E-mail: imprensa@funasa.gov.br

Telefone: (61) 3314-6428

Categorias
Saúde e Vigilância Sanitária
Compartilhe: