Notícias
Projeto de escuta ativa da Ouvidoria da Funasa realiza pesquisa de opinião no Paraná (PR)
Servidores da Funasa aplicam questionário de avaliação em residência de município do Paraná (PR). Foto: Ouvidoria/Funasa.
Em prosseguimento ao projeto de escuta ativa da Ouvidoria, a Fundação Nacional de Saúde (Funasa) realizou, entre os dias 2 e 5 de setembro, uma aplicação-piloto de pesquisa de opinião que buscou avaliar a percepção dos municípios paranaenses de Morretes, Antonina, Ypiranga e Jaguariaíva sobre as ações da autarquia.
A iniciativa é fruto do trabalho conjunto entre a Ouvidoria, a Auditoria Interna (AUDIN) e a Superintendência Estadual da Funasa no Paraná (Suest-PR/Funasa), conforme previsto na Portaria nº 1.832, de 30 de maio de 2025. A atividade integra o projeto estratégico ¿Avaliação da Funasa ¿ Municípios¿, que tem como meta identificar pontos de melhoria no relacionamento institucional, otimizar o suporte prestado às administrações municipais e, consequentemente, aumentar a efetividade das ações da Fundação.
A participação ativa de prefeitos e equipes técnicas é considerada essencial. A pesquisa busca captar a percepção dos gestores sobre o impacto das obras apoiadas pela Funasa na saúde pública, verificar se os projetos atendem às necessidades locais e identificar eventuais pendências documentais (como pareceres e vistorias). Além disso, avalia se as iniciativas da Fundação são percebidas como adequadas e eficientes pelos municípios, fornecendo insumos para políticas públicas mais assertivas.
Segundo o ouvidor Eduardo Ribeiro, "A experiência contribuiu para reforçar o papel estratégico da Ouvidoria como elo qualificado entre os entes municipais e a Administração Pública. Os registros coletados certamente irão aprimorar o instrumento de pesquisa e a metodologia aplicada".
