Notícias
Motta destaca papel do saneamento na economia circular em evento ministerial na COP30
Presidente Alexandre Motta destacou importância dos municípios na questão dos resíduos sólidos
O presidente da Fundação Nacional de Saúde (Funasa), Alexandre Motta, participou nesta terça-feira (11/11), em Belém (PA), do Evento Ministerial de Alto Nível: Gestão de Resíduos e Economia Circular, realizado no âmbito da COP30. A atividade foi promovida pelo Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima (MMA), em parceria com o Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (PNUMA), e reuniu autoridades brasileiras e internacionais em torno de soluções sustentáveis para o manejo de resíduos e a descarbonização da economia.
Durante o encontro, foi lançado oficialmente o programa Economia Circular Agora!: Prevenção, Redirecionamento e Gestão para Transformar Resíduos em Recursos para o Clima, os Meios de Vida e a Segurança Alimentar ("Circular Economy NOW!: Prevention, Diversion, and Management to Turn Waste into a Resource for Climate, Livelihoods, and Food Security").
Prefeitos de diversas cidades brasileiras assinaram termo de adesão ao compromisso de valorização de resíduos sólidos urbanos, incentivando a captura de metano e a adoção de melhores práticas na gestão de resíduos orgânicos.
Políticas públicas e diálogo
Alexandre Motta destacou a atuação da Funasa em saneamento no Brasil, envolvendo tratamento de água e flúor, gestão de resíduos sólidos e drenagem urbana. "Na questão específica dos resíduos sólidos e da geração de metano, eu quero ressaltar a importância central que os municípios brasileiros têm no processo de lidar com a temática e operar as soluções. Nesse sentido, o papel do governo federal é formular políticas, orientar e financiar", pontuou.
Segundo ele, para aumentar a eficácia dos recursos disponíveis na atualidade, é muito importante que se estabeleça o diálogo. "Não apenas diretamente, mas também trabalhando para que os municípios possam se organizar melhor em torno das suas entidades representativas", frisou.
Contato para a imprensa:
Comunicação - Funasa
E-mail: imprensa@funasa.gov.br
Telefone: (61) 3314-6448