Notícias
Funasa abre inscrições para capacitação sobre o Programa Nacional de Saneamento Rural
Curso Implementação do Programa Nacional de Saneamento Rural
Promover a qualificação para ações de saneamento básico no meio rural, com foco na redução de desigualdades e na promoção da saúde pública é o objetivo do curso “Implementação do Programa Nacional de Saneamento Rural (PNSR)”. Com inscrições abertas nesta sexta-feira, 19, a Fundação Nacional de Saúde (Funasa, por meio do Centro de Formação em Saúde e Saneamento Ambiental (CEFOR), lança a primeira edição da capacitação.
Resultado de uma parceria com o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), por meio do Programa SIR-WASH, a formação conta com apoio da Agência Suíça para o Desenvolvimento e Cooperação (Cosude). Planejado para a modalidade de ensino à distância (EAD) pela Fiocruz, a capacitação visa disseminar os princípios, diretrizes e estratégias do Programa, fortalecendo capacidades institucionais e incentivando a participação social na construção de soluções sustentáveis.
Com carga horária de 25 horas, o curso é autoinstrucional e está organizado em três módulos: Contextualização sobre o Saneamento Rural; Conhecendo melhor o PNSR e Implementação do Programa Nacional de Saneamento Rural. De acesso livre e gratuito, a formação é voltada a gestores e servidores públicos, profissionais e técnicos de saneamento, lideranças comunitárias e demais interessados em fortalecer as políticas públicas de saneamento rural. Os participantes que concluírem as aulas receberão certificado.
Inscrições abertas pelo link: https://cursosqualificacao.campusvirtual.fiocruz.br/hotsite/pnsr/login
Para o presidente da Funasa, Alexandre Motta, a capacitação contribuirá para a construção de políticas públicas coordenadas e voltadas para a redução das desigualdades e a promoção da saúde ambiental. "Essa união de esforços está diretamente ligada à Casa do Saneamento, criada em Belém (Pará), no esteio da COP30, mas que se consolida como um espaço permanente de convergência do setor”, disse Motta.
Segundo a chefe da representação do BID no Brasil, Annette Killmer, o curso é “uma ferramenta concreta de apoio a quem atua no setor, em sintonia com a diversidade dos territórios rurais brasileiros”.
PNSR
Coordenado pela Funasa, o Programa Nacional de Saneamento Rural (PNSR) orienta ações de saneamento básico no meio rural, com foco na redução de desigualdades e na promoção da saúde pública. Estruturado em três eixos - Gestão dos Serviços, Educação e Participação Social e Tecnologia - o Programa busca fortalecer municípios e comunidades rurais na construção de soluções sustentáveis.
Para a diretora do Hub Regional Lima da Cosude, Marie Laure Crettaz, o fortalecimento de capacidades é um pilar fundamental para transformar a realidade do saneamento básico rural. Nesse sentido, "o lançamento deste curso online constitui um marco para ampliar o acesso a conhecimentos estratégicos sobre o PNSR", afirmou.
O coordenador de Saúde e Ambiente da vice-presidência de Ambiente, Atenção e Promoção da Saúde da Fiocruz, Guilherme Franco Netto, destaca que o curso do PNSR chega para fortalecer o conhecimento e a prática de profissionais que atuam onde o saneamento, enquanto um importante determinante da saúde, molda desafios e oportunidades nos territórios rurais.
Cefor
Criado como espaço educativo estratégico da Funasa, o Centro de Formação em Saúde e Saneamento Ambiental (Cefor) é destinado à promoção da saúde, formação técnica, organização e sistematização das ações de capacitação da instituição. Seus cursos se distribuem em quatro eixos: Saúde Ambiental, Saneamento, Assistência Técnica e Clima. O calendário de atividades será lançado em janeiro de 2026.
Casa do Saneamento
Com sede em Belém/PA, a Casa do Saneamento é uma iniciativa fomentada pela realização da Conferência das Nações Unidas sobre as Mudanças Climáticas de 2025 (COP30). Atualmente, se consolida como um espaço de diálogo entre governo, sociedade e setor privado, fortalecendo pautas de saneamento básico e rural, saúde e meio ambiente, além de ampliar a visibilidade do tema na agenda climática global.
Contato para a imprensa:
Comunicação - Funasa
E-mail: imprensa@funasa.gov.br
Telefone: (61) 3314-6448