XI Seminário online da Associação de Colégios de Defesa Ibero-Americanos

Publicado em 27/02/2023 13:40Modificado em 17/04/2023 10:07
Compartilhe:
Banner para matéria XI CDCDIA

1. INTRODUÇÃO

Por ocasião da XXIII Conferência de Diretores de Colégios de Defesa Ibero-Americanos (XXIII CDCDIA), realizada nesta cidade do Rio de Janeiro, no período de 29 de agosto a 02 de setembro de 2022, foi deliberada a realização de dois seminários online em 2023, nos mesmos moldes dos que têm sido realizados pela Associação de Colégios de Defesa Ibero-Americanos (ACDIA) desde 2015.

Para o primeiro semestre de 2023, o Instituto da Defesa Nacional da República Portuguesa (IDN-Portugal) comprometeu-se a organizar o XI Seminário Internacional online da Associação dos Colégios de Defesa Ibero-Americanos, com a abordagem do tema “Emprego das Forças Armadas na vigilância de áreas de fronteira: perspectiva dos Colégios de Defesa Ibero-Americanos”.

A dita atividade acadêmica realizar-se-á no período de 21 de março a 06 de abril de 2023 e contará com a participação de conferencistas convidados pelos membros da ACDIA.

2.  DESCRIÇÃO DO SEMINÁRIO

O seminário contará com dois blocos temáticos a saber: (i) Bloco I – Sessões iniciais de introdução e enquadramento da temática; e (ii) Bloco II – Sessões focadas na perspectiva de cada Colégio de Defesa sobre a respetiva experiência de utilização das Forças Armadas na vigilância de áreas de fronteira.

A atividade se desenvolverá conforme programação a seguir descrita, apoiado por plataforma virtual, e contará com sistema de tradução simultânea apenas do Português para o Espanhol.

Os debates serão conduzidos pelos Coordenadores Nacionais dos Colégios de Defesa inscritos no evento.

As atividades do Seminário, em princípio, contarão com um período expositivo e outro de debates, tendo cada um deles a duração aproximada de 45 (quarenta e cinco) minutos, perfazendo um total de 90 (noventa) minutos por jornada.

A abertura do seminário ocorrerá no dia 21 de março de 2023 (terça-feira) e contará com palavras de boas-vindas da Direção do IDN-Portugal, além da participação virtual do Comandante da Escola Superior de Guerra e das Direções dos demais Colégios de Defesa envolvidos no evento.

O encerramento do Seminário ocorrerá no dia 06 de abril de 2023 (quinta-feira), após a última atividade programada.

A cerimônia de encerramento do seminário será presidida pelo IDN-Portugal e ocorrerá nos mesmos moldes da abertura, porém sendo facultada a palavra às Direções dos Colégios de Defesa que colaboraram com conferencistas para o evento.

3. FINALIDADES DO SEMINÁRIO

  • a.        Promover no contexto da ACDIA o intercâmbio de experiências, debates sobre os Estudos da Paz, da Defesa e da Segurança Internacional.
  • b.        Estreitar laços de amizade, cooperação no seio da comunidade ibero-americana.
  • c.         Contribuir para a criação de uma cultura de Segurança e Defesa comum entre os países ibero-americanos.
  • d.        Fornecer subsídios para pesquisadores e especialistas da comunidade ibero-americana dedicados às áreas de Defesa e Segurança sobre a utilização das Forças Armadas na vigilância de regiões fronteiriças.

4. OBJETIVOS DO SEMINÁRIO

  • Objetivo Geral

Apresentar e discutir as diferentes visões da questão do emprego das Forças Armadas na vigilância de áreas fronteiriças, segundo a ótica dos diferentes contextos do espaço geopolítico ibero-americano.

  • Objetivos Específicos

- Compreender os fatores que explicam em cada país da Ibero-América a utilização, ou não, das respetivas Forças Armadas na vigilância de áreas de fronteira.

- Discutir a temática do emprego das Forças Armadas na vigilância de áreas de fronteira no plano da segurança internacional.

5. COLÉGIOS DE DEFESA PARTICIPANTES

Até o presente momento, as seguintes instituições contribuirão com conferencistas para este Seminário:

  • a.        Brasil – Escola Superior de Guerra (ESG) e Instituto Meira Mattos da Escola de Comando e Estado-Maior do Exército (IMM-ECEME);
  • b.        Chile – Academia Nacional de Estudios Políticos y Estratégicos (ANEPE);
  • c.         Equador – Academia de Defensa Militar Conjunta (ADEMIC);
  • d.        El Salvador – Colegio de Altos Estudios Estratégicos (CAEE);
  • e.         Espanha – Centro Superior de Estudios dela Defensa Nacional (CESEDEN);
  • f.          Portugal – Instituto da Defesa Nacional (IDN); e
  • g.        Uruguai – Centro de Altos Estudios Nacionales (CALEN).

6. PERFIL DOS PARTICIPANTES

O presente seminário online é destinado aos cursos regulares dos membros da ACDIA e a acadêmicos, profissionais e técnicos de alto nível do Brasil e da comunidade ibero-americana (membros das forças armadas, das forças de segurança, assim como a civis de organizações públicas e privadas interessadas no tema).

7. INSCRIÇÕES

  • A inscrição da assistência brasileira no seminário em tela será de responsabilidade desta Escola Superior de Guerra.
  • As inscrições serão realizadas por meio de plataforma digital, com início previsto para a segunda quinzena do mês de fevereiro do corrente (em data a ser definida) e se encerrarão na semana anterior à abertura do evento.

8. DESENVOLVIMENTO DO SEMINÁRIO

  • a.        O seminário se desenvolverá em 09 (nove) sessões, nas seguintes datas: 21, 22, 23, 28, 29 e 30 de março, 04, 05 e 06 de abril de 2023 (sempre às terças, quartas e quintas-feiras).
  • b.        As jornadas, em princípio, terão 90 (noventa) minutos de duração – aproximadamente 45 (quarenta e cinco) minutos para exposições e o tempo restante para debates.
  • c.         As atividades se realizarão, prioritariamente, no período de 11h às 12h30min (Horário de Brasília) – 14h às 15h30min GMT.


9. METODOLOGIA, AVALIAÇÃO E DISPOSIÇÕES GERAIS.

  • a.        O Seminário será desenvolvido por meio de plataforma de videoconferência oferecida pelo organizador do evento (IDN-Portugal) e as condições de acesso serão compartilhadas com os inscritos no evento com a devida oportunidade.
  • b.        As questões para os debates serão remetidas pela assistência a esta Escola, a quem caberá a formulação delas ao conferencista.
  • c.         Os currículos dos palestrantes serão remetidos aos inscritos, bem como as apresentações textuais disponíveis.
  • d.        As sessões apresentadas serão veiculadas nos idiomas Português ou Espanhol, com tradução simultânea para o Espanhol, no caso das apresentações em Português.
  • e.         Os Certificados de Participação do evento serão emitidos pela Secretaria Acadêmica do Seminário (IDN-Portugal) ao final de todas as atividades, em formato digital, e o verso do certificado incluirá a grade curricular.
  • f.          A distribuição dos Certificados de Participação aos inscritos brasileiros será responsabilidade desta Escola – Centro de Estudos Estratégicos Marechal Cordeiro de Farias (CEECF).
  • g.        Somente farão jus ao Certificado de Participação no evento aqueles inscritos que tenham participado de pelo menos 07 (sete) das 09 (nove) atividades programadas.
  • h.        A pesquisa de avaliação pedagógica do Seminário será elaborada pelo IDN-Portugal ao término das atividades, e será distribuída aos inscritos brasileiros por meio desta Escola – Centro de Estudos Estratégicos Marechal Cordeiro de Farias (CEECF).

10. Programação

Data 2023

Horário (Brasília)

Horário (GMT)

Tema

Responsável

Bloco I – Introdução e enquadramento da Temática

21 de março

(3ª feira)

1100 - 1115

1400 - 1415

Abertura do Seminário

IDN-Portugal

1115 - 1245

1415 - 1545

Conferência 1 – Professor Doutor LUÍS TOMÉ – “Conceito de fronteira num contexto multidomínio: terrestre, marítimo, aéreo, espacial e cibernético”.

22 de março

(4ª feira)

1100 - 1145

1400 - 1445

Conferência 2 – Professora doutora LARA ALEGRIA“Vigilância de fronteiras num sistema de soberania partilhada: o caso da União Europeia”.

CANCELADA

IDN-Portugal

1150 - 1315

1450 - 1615

Conferência 3 – General MILTON GACHET PAEZ – “Utilização das Forças Armadas na vigilância em áreas de fronteira”.

ADEMIC-Equador

23 de março

(5ª feira)

1100 - 1230

1400 - 1530

Conferência 4 – Coronel do Exército RICARDO ALFREDO DE ASSIS FAYAL, PhD Candidate – “O planejamento de proteção integrada das fronteiras”.

ESG-Brasil

Bloco II – Perspectiva dos Colégios de Defesa quanto à utilização das Forças Armadas na vigilância de áreas de fronteira

28 de março

(3ª feira)

1100 - 1230

1400 - 1530

Conferência 5 – Coronel de la Guardia Civil JOSÉ ANGEL ASTILLERO – “A Guarda Civil espanhola na vigilância e defesa das áreas de fronteira”.

CESEDEN-Espanha

29 de março

(4ª feira)

1100 - 1230

1400 - 1530

Conferencia 6 – Teniente Coronel ANTONIO MANUEL MONGE PEREIRA – “Contribuição das Forças Armadas espanholas na vigilância e defesa das áreas de fronteira”. CANCELADA

CESEDEN-Espanha

30 de março

(5ª feira)

1100 - 1230

1400 - 1530

Conferência 7 – Professor Doutor GUSTAVO DA FROTA SIMÕES – “Utilização das Forças Armadas na vigilância de áreas de fronteira: a experiência brasileira na Operação Acolhida”.

ESG-Brasil

04 de abril

(3ª feira)

1100 - 1200

1400 - 1500

Conferência 8 – Doctor GUILLERMO BRAVO ACEVEDO “Utilização das Forças Armadas na vigilância de áreas de fronteira: a perspectiva do Chile”.

ANEPE-Chile

1205 - 1300

1505 -1600

Conferência 9 – Professor Doutor JUAN RICARDO GÓMEZ HECHT – “Utilização das Forças Armadas na vigilância de áreas de fronteira: a perspectiva de El Salvador”.

CAEE-El Salvador

05 de abril       (4ª feira)

1100 - 1230

1400 - 1530

Conferência 10 – Coronel Magíster ALFONSO FIJO – “Utilização das Forças Armadas na vigilância em áreas de fronteira: a perspectiva do Uruguai”.

CALEN-Uruguai

1230 - 1245

1530 - 1645

Encerramento do Seminário – Palavras dos Diretores dos Colégios organizadores do Seminário.

Organizadores e Participantes

11. Apresentações

 Dia 21 de março

(3ª feira)

Concepto de frontera en um contexto multidominio: tierra, mar, aire, espácio e cybernético (Luis Tomé);

Currículo Prof. Dr. Luis Tomé;

Publicações selecionadas 2017-2023;

Vídeo da Apresentação.  

 Dia 22 de março

(4ª feira)

Utilização das Forças Armadas na Vigilância em Áreas de Fronteiras: a perspectiva do Equador;

Currículo General de Brigada Gachet Páez Milton Danil, diretor de Operações do Comando Conjunto das Forças Armadas do Equador;

Vídeo da Apresentação.

 Dia 23 de março

(5ª feira)

Planificação Integrada de Proteção das Fronteiras - Português;

Planificação Integrada de Proteção das Fronteiras - Espanhol;

Currículo Coronel de Exército Ricardo Alfredo de Assis Fayal, Escola Superior de Guerra.

Chamada Conferência 4 - Português

Chamada Conferência 4 - Espanhol

Vídeo da Apresentação.

 Dia 28 de março

(3ª feira)

Chamada Conferência 5 - Português;

Chamada Conferência 5 - Espanhol;

Palestra Conferência 5_A Guarda Civil espanhola na vigilância e defesa das áreas de fronteira_Parte 1

Palestra Conferência 5_A Guarda Civil espanhola na vigilância e defesa das áreas de fronteira_Parte 2

Palestra Conferência 5_A Guarda Civil espanhola na vigilância e defesa das áreas de fronteira_Parte 3

Vídeo da Apresentação.

 Dia 29 de março

(4ª feira) - CANCELADA

Chamada Conferência 6 - Português;

Chamada Conferência 6 - Espanhol;

Dia 30 de março

(5ª feira)

Chamada Conferência 7 - Português;

Chamada Conferência 7 - Espanhol;

Currículo Prof Gustavo da Frota Simões, Escola de Comando e Estado Maior do Exército;

Palestra "A Utilização das Forças Armadas na vigilância em áreas de fronteira: o caso do Brasil na "Operação Acolhida"" - Português;

Palestra "A Utilização das Forças Armadas na vigilância em áreas de fronteira: o caso do Brasil na "Operação Acolhida"" - Espanhol;

Vídeo da Apresentação.

Dia 04 de abril

(3° feira)

 Chamada Conferência 8 - Português

Chamada Conferência 8 - Espanhol

Palestra " Control de la Migración y el narcotráfico en zonas fronterizas de chile por la fuerzas armadas"

Chamada Conferência 10 - Português

Chamada Conferência 10 - Espanhol

Vídeo da Apresentação.

Dia 05 de abril

(4° feira)

Vídeo da Apresentação.

Compartilhe: