ESG sedia abertura do II Seminário Conjunto de História Militar da Defesa
II Seminário Conjunto de História Militar da Defesa

A Escola Superior de Guerra (ESG) sediou, na manhã desta quarta-feira, 1º de julho, a abertura do II Seminário Conjunto de História Militar da Defesa, com o tema “70 anos de Participação do Brasil em Missões de Paz”. O evento é uma iniciativa da Chefia de Educação e Cultura do Estado-Maior Conjunto das Forças Armadas (EMCFA), do Ministério da Defesa.
Presidido pelo Chefe de Educação e Cultura do EMCFA, Almirante de Esquadra Guilherme da Silva Costa, o seminário contou com a participação de oficiais-generais das três Forças, do Comandante da ESG, General de Divisão Alexandre Oliveira Cantanhede Lago, do Subcomandante, Contra-Almirante Leonardo Pacheco Vianna, além de estagiários do Curso de Altos Estudos de Política e Estratégia e discentes do mestrado em Segurança Internacional e Defesa, bem como membros do corpo docente e do corpo permanente e comitiva da CHEC.
Em seu discurso de abertura do evento, o Almirante Guilherme deu as boas-vindas ao público e destacou o papel fundamental do seminário de resgatar, preservar e difundir as memórias e ações das Forças Armadas no que concerne aos 70 anos de participação do Brasil em missões de paz. “Trata-se de uma efeméride que destaca o profissionalismo e o valor do militar brasileiro no cenário internacional, em décadas de uma atuação exitosa sob a égide da Organização das Nações Unidas ou da Organização dos Estados Americanos. Mais do que relembrar o passado, o que queremos é trazer conhecimento histórico-científico de alto nível e estimular o debate acadêmico, cultural e institucional”, disse, agradecendo à ESG pela receptividade e condução do primeiro dia de evento. “Registro meu reconhecimento ao comandante da Escola Superior de Guerra e à sua tripulação pela impecável preparação e parceria exemplar na condução das atividades programadas para este primeiro dia”.
Ao longo da manhã, a programação reuniu especialistas das três Forças Armadas, do Ministério da Defesa e da comunidade acadêmica para discutir diferentes aspectos da participação brasileira em operações de paz. Entre os temas abordados estiveram a atuação do Ministério da Defesa na coordenação das Forças Singulares em missões de paz, apresentada pelo Coronel R/1 Átila Gonçalves Torres Junior; os dez anos de comando brasileiro da Força-Tarefa Marítima da UNIFIL, expostos pelo Vice-Almirante (RM1) Gilberto Santos Kerr; a evolução da liderança brasileira nessas operações, apresentada pelo General de Brigada Carlos Alberto Moutinho Vaz; a participação da Força Aérea Brasileira na missão da ONU na República Democrática do Congo, tema da conferência do Major-Brigadeiro do Ar R/1 Fernando César da Costa e Silva Braga; e a evolução histórica das missões de paz e das redes de conhecimento, abordada pela professora Dra. Eduarda Hamann, coordenadora-geral da REBRAPAZ.
Ao final do seminário, o público participou de um debate com os palestrantes convidados, aprofundando as reflexões apresentadas ao longo das conferências