Notícias
ESG realiza a abertura do ano letivo do Mestrado em Segurança Internacional e Defesa
.
A Escola Superior de Guerra (ESG), por meio do Instituto Therezinha de Castro (ITC), realizou nesta segunda-feira, 10 de março de 2025, a cerimônia oficial de abertura do ano letivo do Programa de Pós-Graduação em Segurança Internacional e Defesa (PPGSID).
O evento marcou o início das atividades da sétima turma do programa de mestrado, composta por 15 alunos, entre civis e militares da Marinha do Brasil e do Exército Brasileiro. Durante a solenidade, o Comandante da Escola, Vice-Almirante Menezes Cardoso, destacou a expressiva presença feminina na nova turma e ressaltou a importância da participação das mulheres nos estudos sobre Segurança e Defesa.
"A presença feminina nos debates sobre segurança e defesa é fundamental para ampliarmos a diversidade de perspectivas e enriquecermos a produção acadêmica nessas áreas estratégicas para o país", afirmou o Vice-Almirante.
O Comandante também enfatizou a diversidade de formação acadêmica dos novos mestrandos, que incluem graduados em Relações Internacionais, Direito, Engenharia Agronômica, Ciências Navais, Jornalismo e Publicidade, entre outros. Em suas palavras, essa pluralidade de formações contribui significativamente para elevar o nível do conhecimento produzido pelo programa.
O evento proporcionou a integração entre os mestrandos atuais e os novos alunos do programa. A nova turma reafirma o compromisso da ESG com a formação de profissionais capacitados em segurança internacional e defesa, contribuindo para o desenvolvimento de conhecimentos estratégicos para o Brasil.