Notícias
ESG realiza 1ª edição do Curso Avançado de Defesa para a Zona de Paz e Cooperação do Atlântico Sul
A Escola Superior de Guerra (ESG), por meio do Centro de Estudos Estratégicos Marechal Cordeiro de Farias, realizou, entre 13 e 24 de outubro, a 1ª edição do Curso Avançado de Defesa para a Zona de Paz e Cooperação do Atlântico Sul (CAD-ZOPACAS). Conduzido na modalidade a distância (EAD), de forma sincrônica, o curso tem como objetivo fortalecer o diálogo e a cooperação entre as nações que integram a ZOPACAS, fórum multilateral criado sob os auspícios das Nações Unidas.
A atividade reuniu militares, servidores e civis dos seguintes países: Angola, Argentina, Brasil, Cabo Verde, Camarões, Gabão, Gâmbia, Gana, Namíbia, Nigéria, República Democrática do Congo, República do Congo, Senegal e Uruguai. Com carga horária de 16 horas, o curso abordou temas de Geopolítica e Estratégia e de Segurança e Defesa, destacando o papel do Atlântico Sul como espaço de paz, cooperação e desenvolvimento sustentável.
Em seu discurso de abertura do evento, o Comandante da ESG, General de Divisão Alexandre Oliveira Cantanhede Lago, ressaltou que o curso representa uma oportunidade ímpar de estreitar os laços de cooperação e amizade entre o Brasil e os demais países participantes. “A Escola Superior de Guerra, em sua essência integradora de civis e militares, sejam brasileiros ou estrangeiros, inicia esse curso com o propósito de desenvolver competências que proporcionem o pensamento crítico e a visão de futuro. Logremos buscar soluções estruturantes e duradouras para a realidade de cada país”, disse.
O diretor do curso, Contra-Almirante Nelson Nunes da Rosa, reiterou que “a realização do CAD-ZOPACAS reafirma o compromisso da ESG com a formação estratégica, a cooperação internacional e o fortalecimento do pensamento de Defesa na sociedade brasileira e no contexto regional”.