Notícias
ESG inicia 13ª edição do Curso Superior de Defesa
A Escola Superior de Guerra (ESG) deu início na segunda-feira, 10 de março, à 13ª edição do Curso Superior de Defesa (CSD). A turma 2025 é composta por 162 discentes, sendo 68 da ESG, 34 da Escola de Guerra Naval (EGN), 31 da Escola de Comando e Estado-Maior do Exército (ECEME) e 29 da Escola de Comando e Estado-Maior da Aeronáutica (ECEMAR).
Ao longo da semana de 10 a 14 de março, oficiais-generais das três Forças foram convidados a palestrar sobre temas ligados à Política, Estratégia e Defesa Nacional. Também foram proferidas palestras sobre Planejamento Estratégico Militar, Comunicação Estratégica e Prevenção e Tratamento ao Assédio Moral e Sexual, com base nas orientações da Controladoria-Geral da União, dentre outras.
Voltado para civis e militares das Forças Armadas, das Forças Auxiliares e de nações amigas, o CSD visa à preparação para o exercício de funções de assessoramento de alto nível, promovendo a interação entre os participantes dos cursos de altos estudos realizados pelas Forças Armadas e pela ESG.
Com uma carga horária de 260 horas, distribuída entre março e setembro, é desenvolvido em paralelo aos cursos de altos estudos da EGN, da ECEME, da ECEMAR e da ESG. “O objetivo é integrar os estagiários dos cursos de altos estudos e fortalecer o pensamento crítico em temas relacionados à Defesa nacional e internacional, racionalizando meios e contribuindo para a consolidação da mentalidade de Defesa”, ressaltou o diretor do curso, Brigadeiro do Ar Helio Severino da Silva Filho.
A programação contará com mais uma semana de palestras com autoridades civis e militares, uma semana de viagem de estudos, com ênfase na política do estado brasileiro e visitação a organizações civis e militares, além de quatro semanas aplicando a metodologia ativa da sala de aula invertida, que coloca o aluno como protagonista no processo de aprendizagem.
Veja mais fotos no Instagram da ESG: @esg_md.