Notícias
ESG conclui 1ª edição do PESID, voltado para universitários e recém-formados
A Escola Superior de Guerra (ESG) encerrou na sexta-feira, 1º de agosto, o Programa de Extensão em Segurança Internacional e Defesa (PESID), que reúne graduandos e recém-formados de diversas instituições para uma imersão estratégica nos temas de Segurança Internacional e Defesa.
A 1ª edição do PESID ocorreu ao longo da semana de 28 de julho a 1º de agosto, reunindo 44 estudantes de 22 de universidades de diversos estados do país. Os estagiários puderam vivenciar atividades teóricas e práticas e, ao final da semana, apresentar um trabalho em grupo para membros do corpo docente da ESG, que fizeram suas considerações e apresentaram sugestões de melhorias aos grupos.
O PESID é uma iniciativa do Instituto Therezinha de Castro (ITC) da ESG, cujo diretor, Professor Dr. Jacintho Maia Neto, apontou como principais objetivos: promover a cultura de defesa junto à comunidade acadêmica, em especial os alunos de graduação e recém-formados, apresentar a ESG e o Programa de Pós-Graduação em Segurança Internacional e Defesa (PPGSID), mestrado da ESG, aos estudantes de universidades públicas e privadas do país.
De acordo com o diretor do PESID, Professor Dr. Gilberto de Souza Vianna, “a iniciativa é inovadora, atendendo à necessidade do Plano Nacional de Defesa por levar assuntos de defesa à sociedade civil”, disse, complementando que “divulgar esse conhecimento faz parte da essência da ESG e é a razão do próprio curso”.
Aluna do 8º período do curso de graduação em Relações Internacionais da Universidade do Estado do Rio de Janeiro, a estagiária Júlia Lisbôa Ruela, de 21 anos, compartilhou a experiência desafiadora e enriquecedora que obteve com o PESID. “Foi uma experiência muito divertida, com palestras interessantes, momentos de discussões e trocas produtivas. Ficamos um pouco estressados com o pouco tempo, mas uma das minhas colegas de grupo relembrou que na vida real também teremos prazos exíguos para tratar de assuntos importantes. Então, vivenciar essa experiência prática certamente irá me ajudar na vida profissional, além de agregar muito na faculdade”.
Miguel Soares Abeid de Andrade, 21, aluno de Relações Internacionais na Universidade Federal Fluminense, relatou que a experiência o fez refletir sobre a importância da pesquisa crítica e da troca de conhecimento com os professores do curso, os facilitadores (alunos do mestrado do PPGSID) e com os outros discentes do PESID. “O diferencial da ESG é promover a conjunção do civil com o militar e estimular o pensamento reflexivo, sobretudo no âmbito da Geopolítica, o que muito me agregou. Não tem como pensar Brasil, sem pensar num projeto maior para a Defesa”, destacou ele, que apontou o interesse em cursar o mestrado na ESG.
A solenidade de encerramento do PESID contou com a presença do comandante da ESG, General de Divisão Alexandre Oliveira Cantanhede Lago; do subcomandante, Brigadeiro do Ar Ivan Lucas Karpischin; do diretor do ITC, Prof. Dr. Jacintho Maia Neto; e do diretor do PESID, Professor Dr. Gilberto de Souza Vianna, que compuseram a mesa de honra, além de oficiais-generais da ESG, membros do corpo docente e do corpo permanente e alunos do PPGSID.
O Comandante da ESG cumprimentou os presentes e elogiou a iniciativa do ITC, que destacou como “um projeto inovador”. “Somos parte de uma sociedade única, onde militares e civis estão integrados por um propósito maior que é servir”, disse, agradecendo aos estudantes pela motivação e o empenho que demonstraram no curso. “Ver o brilho nos olhos de vocês e a vontade de fazer a diferença nos dá esperança de seguir adiante e trabalhar por um país melhor”, ressaltou.
Confira mais fotos no Instagram da ESG: @esg_md