Notícias
Escola Superior de Guerra forma 35 discentes na edição 2025 do CGERD-RJ
A Escola Superior de Guerra (ESG) formou 35 discentes na 4ª edição do Curso de Gestão de Recursos de Defesa (CGERD) no Rio de Janeiro (RJ). A solenidade de encerramento do curso foi realizada na última sexta-feira, 6 de junho, no auditório Professor Oliveira Junior, com a participação de familiares e convidados dos formandos. Estiveram presentes o comandante da ESG, General de Divisão Alexandre Oliveira Cantanhede Lago; o diretor de Relações Institucionais da Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro (FIRJAN), diplomata Márcio Fortes de Almeida; o assessor do Conselho Empresarial de Defesa e Segurança Pública da FIRJAN, Isaque Regis Ouverney, e o diretor do CGERD, Cel R/1 Sérgio Luiz Stopatto, que compuseram a mesa de honra.
O CGERD-RJ foi realizado de forma presencial, na ESG, de 26 de maio a 6 de junho. Estruturada em torno dos seguintes campos do conhecimento: Poder Nacional, Relações Internacionais, Desenvolvimento Nacional, Gestão de Recursos de Defesa e Indústria de Defesa, a edição 2025 formou 21 representantes de empresas públicas, privadas e do quadro de servidores da Marinha do Brasil e 14 oficiais superiores das Forças Armadas e Força Auxiliar.
O comandante da ESG ressaltou que o CGERD foi desenvolvido para proporcionar aos participantes uma visão abrangente e estratégica dos desafios e das oportunidades que emergem para a Base Industrial de Defesa. “A consolidação da BID como vetor de desenvolvimento tecnológico e soberania nacional passa, necessariamente, por uma lógica colaborativa e pela valorização do capital humano”, salientou.
Voltado para civis e oficiais superiores das Forças Armadas e Forças Auxiliares, o CGERD é resultado da parceria estabelecida em 2021 entre a ESG e a FIRJAN. O objetivo é apresentar os conceitos de Defesa no Estado Moderno e os ciclos de gestão de recursos de defesa no âmbito da administração pública e privada. Anualmente, o curso ocorre em dois estados da federação: São Paulo e Rio de Janeiro, além de atividades do Programa de Gestão de Recursos de Defesa (PGERD), realizadas em Federações de Indústrias de outros estados.
Prestigiaram a cerimônia de diplomação do CGERD-RJ, ainda, o Vice-Presidente da Fundação de Estudos do Mar, Vice-Almirante (RM1-IM) Jayme Teixeira Pinto Filho; o comandante do Centro de Instrução Almirante Alexandrino, Contra-Almirante Emerson Augusto Serafim, o presidente da Associação Brasileira de Energia Nuclear, Contra-Almirante (RM1) Carlos Henrique Silva Seixas, e o diretor técnico do Instituto Brasileiro da Qualidade Nuclear, André Luiz Vasconcellos da Costa e Silva.
Confira mais fotos da solenidade no Instagram da ESG: @esg_md