Notícias
Escola Superior de Guerra conclui terceira edição do Curso Superior de Segurança e Defesa Cibernética 2025
A Escola Superior de Guerra (ESG) realizou, no dia 6 de novembro, a cerimônia de encerramento da terceira edição do Curso Superior de Segurança e Defesa Cibernética (CSSDC). Batizada de General de Divisão Fernando José Soares da Cunha Mattos, a turma 2025 formou 38 estagiários, sendo 26 civis de empresas e órgãos governamentais, 11 oficiais superiores das Forças Armadas e um oficial superior da Polícia Militar do Estado de Santa Catarina.
O evento foi presidido pelo Chefe de Educação e Cultura do EMCFA, Almirante de Esquadra Guilherme da Silva Costa, que compôs a mesa de honra junto ao Comandante de Defesa Cibernética do Exército Brasileiro, General de Divisão Ivan de Sousa Corrêa Filho, ao comandante da ESG, General de Divisão Alexandre Oliveira Cantanhede Lago, e ao diretor do CSSDC, Coronel R/1 João de Azevedo. Também prestigiaram a cerimônia oficiais-generais da ESG e membros da equipe pedagógica.
Ao longo do curso, com duração de 14 semanas, os estagiários foram capacitados para atuar no âmbito do planejamento e da condução de operações cibernéticas, desde a identificação de ameaças até a gestão de crises no domínio digital.
O comandante da ESG parabenizou os formandos e ressaltou que o curso representa um avanço significativo na preparação de profissionais para atuar em um ambiente que se tornou essencial à soberania, à segurança, à defesa e ao desenvolvimento do país. “O CSSDC consolidou-se como espaço de convergência entre saberes e experiências, reafirmando a relevância da integração entre os diversos atores do governo, do setor produtivo, da academia e da sociedade, da qual todos fazemos parte, civis e militares”, disse, complementando que “em um cenário global marcado por ameaças híbridas e operações no ciberespaço torna-se indispensável formar líderes estratégicos, com pensamento crítico, visão de futuro, ética e resiliência, capazes de compreender a complexidade dos desafios cibernéticos e trabalhar de forma coordenada e preventiva”.
Durante a formatura, foi inaugurada a placa em homenagem ao patrono da turma com a participação do Almirante Guilherme, da esposa do General Cunha Mattos, Sra. Katia Teixeira da Cunha Mattos, e do Coronel do Exército Rodolfo, estagiário mais antigo do curso.