Notícias
Escola Superior de Guerra certifica 524 discentes no PECESG 2025
A Escola Superior de Guerra (ESG) realizou, na tarde de 15 de outubro, a cerimônia de encerramento de seu Programa de Extensão Cultural (PECESG). Foram certificados na turma 2025 524 discentes, que receberam seus distintivos das mãos do comandante da ESG, General de Divisão Alexandre Oliveira Cantanhede Lago, e dos demais membros da equipe organizadora.
O Comandante da ESG, em seu discurso, parabenizou os formandos e ressaltou a importância do diálogo contínuo e da troca de experiências entre civis e militares. “Vocês cumprem aquilo que é a essência da nossa escola, que é justamente integrar civis e militares. A grande maioria de participantes do PECESG é de civis, o que nos deixa muito felizes”.
Ao longo de cinco semanas, o PECESG ofereceu aos participantes palestras e conferências com os temas: “História e impacto da Escola Superior de Guerra”, “Agronegócio Brasileiro”, “Conflito urbano armado de baixa intensidade no RJ”, “Geopolítica Global”, “Diplomacia de Defesa”, “Entorno Estratégico Brasileiro”, “Conflito Israel e Hamas”, “A Importância da Comunicação Social nas Instituições”, “IA, Robótica e Engenharia de Defesa nas Forças Armadas” e “Crises e conflitos globais: impactos para o Brasil”.
O PECESG – O Programa de Extensão Cultural da ESG tem como objetivo propiciar aos participantes um programa de atividades para conhecimento e estudo de temas atuais nas áreas de Defesa, Segurança e Desenvolvimento Nacional, visando à troca de experiências, à aproximação do público com a ESG e ao estreitamento dos laços com instituições parceiras.