Escola Superior de Guerra celebra os 378 anos do Exército Brasileiro

Publicado em 07/05/2026 15:06Modificado há 5 dias
Compartilhe:
dia do EB

A Escola Superior de Guerra (ESG) celebrou, na manhã da última quinta-feira, 30 de abril, o Dia do Exército Brasileiro (EB), comemorado anualmente em 19 de abril. A homenagem à data magna da Força Terrestre ocorreu no Pátio da Bandeira da ESG e contou com a presença de militares das três Forças, civis, membros do corpo docente, estagiários do Curso de Altos Estudos de Política e Estratégia e do Curso de Estado-Maior Conjunto da ESG e alunos da Escola Municipal Estácio de Sá, situada na Fortaleza de São João, na Urca.

O assistente militar do Exército na ESG, General de Brigada R1 Arnaldo Alves da Costa Neto, realizou a leitura da Ordem do Dia do Comandante do Exército, General de Exército Tomás Miguel Miné Ribeiro Paiva. “(...) Ao longo de quase quatro séculos, o Exército consolidou-se como Instituição de Estado, presente nos momentos cruciais da formação e evolução do Brasil. Lutamos pela garantia da Independência de nossas fronteiras. Nesse contexto, celebramos, no corrente ano, o transcurso dos 160 anos da Batalha de Tuiuti, a maior batalha campal da América do Sul, travada nas planícies alagadiças da porção meridional de nosso continente (...)”, reproduziu em parte da leitura.

Durante a solenidade, o Comandante da ESG, General de Divisão Alexandre Oliveira Cantanhede Lago, agraciou o novo Subcomandante da Escola, Contra-Almirante Leonardo Pacheco Vianna, com a Medalha do Mérito Marechal Cordeiro de Farias. O Coronel de Infantaria André Vicente Scafutto de Menezes foi condecorado com a Ordem do Mérito Militar no grau de “Cavaleiro”, em reconhecimento aos relevantes serviços prestados ao Exército Brasileiro.

Em seu discurso, o Comandante da ESG reforçou a importância da atuação do Exército Brasileiro para a defesa e soberania da Pátria, destacando a crescente participação feminina na Força, que avança com a implementação do Serviço Militar Inicial Feminino e promoveu, este ano, a primeira General de Brigada da história da Força, a General de Brigada médica Cláudia Lima Gusmão Cacho, formada recentemente no Curso de Preparação para Oficiais-Generais da ESG. O General Cantanhede proferiu, ainda, palavras de agradecimento aos integrantes da ESG e cumprimentou os alunos e professores da Escola Municipal Estácio de Sá, ressaltando a satisfação de contar com suas presenças.

Durante a cerimônia, a estagiária do CAEPE, senhora Kirla de Lima Nakayama Correia, e a aluna da Escola Municipal Estácio de Sá, Liz Alves Souza, foram convidadas a realizar o hasteamento do Pavilhão Nacional.

A programação alusiva ao Dia do Exército contou, ainda, com visita guiada ao Museu do Desporto, na Escola de Educação Física do Exército. Também foi organizada uma exposição de material de emprego militar, com o apoio de organizações militares do EB, e de livros editados pela Biblioteca do Exército. Deslocamento a bordo da viatura “Guarani” foi oferecido aos participantes. A programação foi encerrada com uma palestra alusiva ao Dia do Exército, proferida pelos estagiários do CAEPE.

Veja mais fotos no Instagram da ESG: @esg_md

Categorias
Educação e Pesquisa
Compartilhe: