Trabalho, Emprego e Previdência
Mato Grosso do Sul
Solicitar a avaliação pericial por motivo de doença em pessoa da família - AGEPREV | GMEP
Usted también puede conocer este servicio como: Licença por doença em familiar
Inicio
Última Modificación: 06/10/2026
-
¿Qué es?
É o afastamento concedido ao servidor público quando um familiar próximo — como pai, mãe, cônjuge ou filho — fica doente e depende economicamente dele.
A licença é autorizada após avaliação da perícia médica oficial, que confirma a necessidade de o servidor acompanhar o familiar e a impossibilidade de outra pessoa fazê-lo. -
¿Quién puede utilizar este servicio?
Servidor
-
Pasos para la realización de este servicio
-
Cabe aos servidores efetivos do Poder Executivo integrados ao GSI
- Solicitar abertura eletrônica do Boletim de Inspeção Médica (BIM), À chefia imediata ou à unidade setorial de recursos humanos do órgão de origem.
- No dia do agendamento, comparecer à perícia com o atestado médico, exames complementares e documentos pessoais.
- No momento da perícia é emitido um relatório social para subsidiar o médico perito.
- O comprovante da perícia médica pode ser acessado pela USRH do órgão de origem do servidor.
Canales de prestación
-
Presencial
tiempo de duración de la etapa
No se estima todavía -
Cabe aos servidores efetivos do Poder Legislativo, Poder Judiciário, Ministério Público, Defensoria Pública e Tribunal de Contas, que não estão integrados ao GSI
- Solicitar emissão manual do Boletim de Inspeção Médica (BIM), à chefia imediata ou à unidade de recursos humanos do órgão de origem.
- Agendar, via telefone, e-mail ou ofício a perícia médica.
- No dia do agendamento, comparecer à perícia com o BIM manual, atestado médico, exames complementares, se possível o familiar doente a ser acompanhado.
- Na capital, na Perícia Médica é gerado um relatório social para subsidiar o médico perito. No interior, esse relatório social é emitido, assinado e carimbado pela chefia imediata e, nos órgãos onde houver assistente social, esta é responsável pela emissão.
- Após a perícia médica, o servidor periciado receberá uma via do BIM com a licença, que deverá entregar no seu RH.
Canales de prestación
-
Presencial
tiempo de duración de la etapa
No se estima todavía
-
Cabe aos servidores efetivos do Poder Executivo integrados ao GSI
-
Otras informaciones
Este es un servicio del estado Mato Grosso do Sul
Para más informaciones o dudas sobre este servicio, entre en contacto(67) 3323-7365