Meio Ambiente e Clima
-
Which is?
A Reserva Particular do Patrimônio Natural (RPPN) é uma unidade de conservação de domínio privado criada com o objetivo de conservar a diversidade biológica, e gravada com perpetuidade por meio de ato voluntário de seu proprietário. É a única categoria de unidade de conservação prevista no Sistema Nacional de Unidade de Conservação da Natureza (SNUC) que permite a participação direta da sociedade civil no processo de ampliação das áreas protegidas no país.
De acordo com a Lei 9.985/2000 (SNUC), o plano de manejo é um documento técnico mediante o qual, com base nos objetivos gerais de uma unidade de conservação, se estabelece seu zoneamento e as normas que devem presidir o uso da área e o manejo dos recursos naturais, inclusive a implantação das estruturas físicas necessárias à sua gestão.
-
Who can use this service?
Proprietários de Reservas Particulares do Patrimônio Natural – RPPN, pessoa física ou jurídica, que devem apresentar o Plano de Manejo no prazo de até 5 (cinco) anos após a criação da RPPN.
-
Steps for carrying out this service
-
Realizar cadastro de usuário externo no SEI!
Trata-se de cadastro realizado, por meio de preenchimento de Termo de Declaração de Concordância e Veracidade disponível aqui e do envio de documentos à unidade do órgão responsável pela análise do processo que será aberto. Consulte o manual para sanar possíveis dúvidas relativas ao processo clicando aqui.
Delivery channels
-
Digital
duration time of step
Não especificado
-
-
Protocolar processo para análise de Plano de Manejo de Reserva Particular do Patrimônio Natural - RPPN
Após a conclusão do cadastro de identificação para acesso ao SEI MG, o usuário deverá acessar o SEI, clicar no item “Peticionamento” – “Processo Novo” para solicitar a análise do Plano de Manejo de Reserva Particular do Patrimônio Natural - RPPN, selecionar o tipo de processo “IEF – Plano de Manejo de RPPN”.
Com a tela do novo processo aberta, deve-se descrever na “Especificação” que se trata de solicitação de análise de Plano de Manejo de RPPN. Deverá ser selecionado o município da URFBio que atenda o município onde se localiza a RPPN cujo plano se solicita a análise.
Posteriormente, deve-se clicar no documento principal “REQUERIMENTO DE ANÁLISE DE PLANOD E MANEJO DE RPPN”. Será aberta uma nova janela com o documento para edição, no qual o usuário deverá preencher todas as informações solicitadas e, ao finalizar, deve salvar o formulário e fechar a janela de edição. O nível de acesso ao documento deve ser “Restrito” e a Hipótese Legal deve ser: “Dados Pessoas (LGPD) (Lei 13.709/18)”.
Posteriormente, o requerente deve incluir o Plano de Manejo elaborado e outros documentos, caso haja, indicando o tipo de documento (ex: Anotação de Responsabilidade Técnica – ART, etc).Após essas etapas o documento será anexado ao peticionamento, clicando no botão “adicionar”.
Essas etapas devem ser realizadas para cada um dos documentos a serem incluídos no processo.
Após a realização das etapas anteriores, o usuário deve clicar em “peticionar” para concluir o peticionamento do processo.Delivery channels
-
Digital
duration time of step
Não especificado
-
-
Acessar resultado da análise de Plano de Manejo da RPPN
Após a análise realizada pelo IEF, o Instituto emite documento informando sobre o deferimento ou sobre a necessidade de alteração/informações complementares para o deferimento do plano. Para acesso ao resultado da análise o requerente deverá acessar o processo SEI por meio do qual solicitou a análise.
Delivery channels
-
Digital
duration time of step
Não especificado
-
-
Realizar cadastro de usuário externo no SEI!
-
Other information
This is a service of the Minas Gerais state
For more information or questions about this service, please contact