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you_are_here Home State Services Solicitar a mudança de iluminação (farol) para Lâmpada Super Branca

State ServicesSolicitar a mudança de iluminação (farol) para Lâmpada Super Branca

Info

Infraestrutura, Trânsito e Transportes

Minas Gerais
Solicitar a mudança de iluminação (farol) para Lâmpada Super Branca
Rating: 5.0 (2)
Assessment

The number before the stars is the score given by users who used the service and ranges from 1 to 5.
After the stars, in parentheses, is the number of users who evaluated the service.
The numbers are updated daily.

Latest Modified: 11/04/2025
  • Which is?

    Serviço para pessoa proprietária de veículo que deseja realizar a mudança de iluminação (farol).



    • Who can use this service?

      Pessoa proprietária de veículos registrados em Minas Gerais.

    • Steps for carrying out this service
      1. Solicitar autorização para obtenção de laudo CSV

        Solicite autorização para obtenção de laudo do Certificado de Segurança Veicular (CSV) à Coordenadoria Estadual de Gestão de Trânsito (CET-MG), por meio do endereço eletrônico: autorização.csv@transito.mg.gov.br.

        Delivery channels

        • Digital

        duration time of step

        Não especificado

      2. Providenciar a alteração do veículo

        A pessoa proprietária de veículos deve providenciar a mudança de iluminação (farol), para Lâmpada Super Branca.

        Delivery channels

        • Digital

        • Presencial

        duration time of step

        Não especificado

      3. Obter o Certificado de Segurança Veicular

        Leve o veículo ao Organismo de Inspeção credenciados pelo Organismo de Inspeção reconhecido pelo Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro) para fazer a inspeção veicular e emitir o Certificado de Segurança Veicular (CSV).

        Delivery channels

        • Presencial

        duration time of step

        Não especificado

      4. Preencher o formulário eletrônico

        Preencha o formulário no site da CET-MG, após a confirmação do preenchimento será gerada a Ficha cadastral e o Documento de Arrecadação Estadual (DAE), que devem ser impressos. 

        Delivery channels

        • Digital

        duration time of step

        Não especificado

      5. Pagar o boleto (DAE)

        Efetue o pagamento do DAE em uma das unidades dos Bancos credenciados.



        ATENÇÃO!  



        Para maior agilidade pague no PIX. O pagamento também pode ser feito por meio de boleto, nos bancos credenciados (Brasil, Bradesco, CAIXA, Itaú, Mercantil, Santander, SICOOB e Correspondentes Bancários: Mais BB e Casas Lotéricas). Os pagamentos realizados fora da rede credenciada não têm prazo para compensação e podem não ser reconhecidos. 



        Para não cair em golpes fique atento ao link de acesso ao serviço, que deverá ser www.transito.mg.gov.br ou www.fazenda.mg.gov.br  



        Para consultar o comprovante de pagamento de taxa, clique aqui.



        Para gerar a 2ª via da taxa de Alteração de Dados, clique aqui.

        Delivery channels

        • Digital

        duration time of step

        Não especificado

      6. Agendar vistoria

        O agendamento da vistoria é obrigatório em alguns municípios e só pode ser realizado após o pagamento do DAE.

        Após o agendamento, será liberado o endereço da Empresa Credenciada de Vistoria (ECV).    



        Obs.: O agendamento será disponibilizado somente após a baixa do pagamento do DAE, que pode demorar algumas horas.  



        Para agendar a vistoriana ECV, clique aqui.



        Para municípios que ainda não possuem ECV, acesse aqui.



        Para solicitar a vistoria móvel, clique aqui.

        Delivery channels

        • Digital

        duration time of step

        Não especificado

      7. Comparecer à unidade de vistoria

        Compareça com o veículo à unidade de vistoria indicada, no dia e horário agendados, levando os documentos necessários para comprovar a solicitação do serviço. 

        Delivery channels

        • Presencial

        duration time of step

        Não especificado

      8. Comparecer a uma unidade de atendimento presencial

        Após ter o veículo aprovado na vistoria, você deve agendar e comparecer, na data e horário marcados, à Unidade de Atendimento Integrado (UAI) ou Circunscrição Regional de Trânsito (Ciretran) do seu município para solicitar a emissão dos documentos alterados.

        Consulte o campo ‘CANAIS DE PRESTAÇÃO’. 

        Delivery channels

        • Digital

        • Presencial

        duration time of step

        Não especificado

      9. Emitir os documentos

        O número do Certificado de Registro do Veículo (CRV-e) será fornecido pelo atendente durante o atendimento presencial. Com o número do CRV-e você pode emitir a versão digital do Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo Eletrônico (CRLV-e) pelo aplicativo Carteira Digital de Trânsito (CDT) ou obter a versão impressa pelo portal da CET-MG.  





        • Para acessar as orientações para obter o CRLV digital pela CDT, clique aqui.  







        • Para fazer a impressão do CRLV, clique aqui. 





        ATENÇÃO!

        O Certificado de Registro de Veículo (CRV) será alterado para Certificado de Registro de Veículo Eletrônico (CRV-e), quando for solicitado um serviço que modifique informações do veículo. Assim, após a alteração, será imprescindível utilizar o número do CRV-e ao invés do CRV anterior para licenciar o veículo ou gerar o ATPV-e.

        Delivery channels

        • Digital

        • Presencial

        duration time of step

        Não especificado

    • Other information

      This is a service of the Minas Gerais state

      Service: https://www.mg.gov.br/servico/solicitar-mudanca-de-iluminacao-farol-para-lampada-super-branca

      For more information or questions about this service, please contact

      Acesse o site

      Tags:
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