Meio Ambiente e Clima
The number before the stars is the score given by users who used the service and ranges from 1 to 5.
After the stars, in parentheses, is the number of users who evaluated the service.
The numbers are updated daily.
-
Which is?
Há atividades econômicas que não são passíveis de licenciamento ambiental pelo Estado de Minas Gerais, quais sejam as que se encontram nas seguintes situações:
- Atividades dispensadas de renovação de licença ambiental, conforme art. 12 da Deliberação Normativa COPAM nº 217/2017;
- Atividades desenvolvidas no entorno da Estação Ecológica do Cercadinho, sem aumento do tráfego de veículos, conforme Deliberação Normativa COPAM nº 222/2018;
- Competência do licenciamento de outros entes federados;
- Atividades não listadas na Deliberação Normativa COPAM nº 217/2017;
- Postos de combustíveis que se enquadrem nas situações de dispensabilidade previstas na Resolução Conama nº 273/2000;
- Atividades listadas na Deliberação Normativa COPAM nº 217/2017, mas que tenham seus parâmetros abaixo do limite mínimo previsto para a mesma na referida norma.
-
Who can use this service?
Pessoa física ou jurídica não passível de licenciamento ambiental pelo Estado de Minas Gerais, sem prejuízo da eventual obrigação junto às municipalidades ou ante o ente federal.
-
Steps for carrying out this service
-
Simular o enquadramento do empreendimento ou atividade (opcional)
Simular o enquadramento da atividade em modalidade de licenciamento ambiental por meio do preenchimento de informações específicas, em planilha destinada a esse fim, na ferramenta “Simulador” do Sistema de Requerimento de Licenciamento.
Essa ação poderá fornecer a imediata ciência sobre a obrigatoriedade ou não de licenciamento para algumas situações específicas.
Delivery channels
-
Digital
duration time of step
Não especificado
-
-
Requerer a Certidão de Dispensa de Licenciamento Ambiental
Acesse a Resolução que instituiu o SLA aqui.
Acesse o portal Ecosistemas.
Após o acesso ao referido portal, será necessário registrar as pessoas físicas e jurídicas para as quais o licenciamento será pedido, bem como os consultores que poderão participar do licenciamento ambiental ou que poderão solicitar a certidão de dispensa de licenciamento ambiental. Esse registro se dará no próprio Portal Ecosistemas, por meio do módulo “Cadastro de Pessoas Físicas e Jurídicas".
Acesse o manual para o registro no Cadastro de Pessoas Físicas e Jurídicas.
Com o registro citado anteriormente, o módulo do Sistema de Licenciamento Ambiental – SLA – poderá ser acessado para que a solicitação seja efetivada. O detalhamento desta etapa se encontra disponível em manual para o usuário externo.
Delivery channels
-
Digital
duration time of step
Não especificado
-
-
Aguardar emissão de certificado de Requerimento de Certidão de Dispensa de Licenciamento Ambiental
Após a análise da solicitação realizada na etapa anterior pelas regionais da Semad, o certificado de dispensa ou os motivos do indeferimento do pedido será disponibilizado no próprio Sistema de Licenciamento Ambiental – SLA.
Delivery channels
-
Digital
duration time of step
Não especificado
-
-
Simular o enquadramento do empreendimento ou atividade (opcional)
-
Other information
This is a service of the Minas Gerais state
Service: https://www.mg.gov.br/servico/obter-certidao-de-dispensa-de-licenciamento-ambiental
For more information or questions about this service, please contact