Go to Content 1 Go to Home 2 Go to Navigation 3 Go to Search 4 Go to Sitemap 5
Abrir menu principal de navegação
Serviços e Informações do Brasil
Most searched terms
  • imposto de renda
  • inss
  • assinatura
  • cnh social
  • enem
Most searched terms
  • imposto de renda
  • inss
  • assinatura
  • Services
    • Search services by
      • Categories
      • Departments
      • States
    • Services by target audience
      • Citizens
      • Companies
      • Departments and Public Entities
      • Other segments (NGOs, social organizations, etc)
  • Application Gallery
  • Navigation
    • Acessibility
    • Sitemap
  • Government of Brazil
    • Latest News
      • 2021
      • 2022
Useful Links
  • Application Gallery
  • Get involved
  • Application Gallery
  • Get involved
Social Networks
  • Instagram
  • Facebook
  • YouTube
  • Linkedin
  • WhatsApp canal
  • TikTok
  • Kwai
you_are_here Home State Services Solicitar implantação da Sala Mineira do Empreendedor

State ServicesSolicitar implantação da Sala Mineira do Empreendedor

Info

Educação e Pesquisa

Minas Gerais
Solicitar implantação da Sala Mineira do Empreendedor
Latest Modified: 09/04/2025
  • Which is?

    A Sala Mineira do Empreendedor, fruto de uma parceria entre JUCEMG, SEBRAE e municípios mineiros, tem o objetivo de melhorar e simplificar o ambiente de negócios, facilitando o surgimento de novos empreendimentos. Ela deverá ser o local de referência no município para que o empresário possa ter acesso a informações, orientações, capacitações e serviços relacionados ao registro empresarial, gestão de negócios e empreendedorismo. O empreendedor poderá formalizar seu negócio em todos os níveis, de maneira simplificada e desburocratizada pela Jucemg, além de ter acesso a inúmeros serviços disponibilizados pelo Sebrae. O município aderente será integrado à Redesim, política pública nacional, efetivada em Minas Gerais pela Jucemg, por meio de um sistema informatizado que permite integrar e agilizar o processo de abertura, alteração e baixa de empresas interligando todas as entidades e órgãos direta ou indiretamente envolvidos no processo de formalização de pessoa jurídica.

  • Who can use this service?

    Cidadão, empresário, município, entidades de classe.



  • Steps for carrying out this service
    1. Solicitar o cadastro de usuário externo no SEI

      Solicitar o cadastro de usuário externo no SEI. Seguir as instruções contidas no Manual.

      Delivery channels

      • Digital

      duration time of step

      Não especificado

    2. Peticionar novo processo no SEI - Sala Mineira do Empreendedor

      Após o cadastro no SEI ser efetivado, o usuário deverá realizar o login no sistema, selecionar a opção "Peticionamento" - "Peticionamento Novo" e clicar no tipo de processo "Jucemg: Sala Mineira do Empreendedor".



      Os documentos para efetivação do convênio e início de funcionamento devem ser anexados preferencialmente no formato PDF, devidamente autenticados.

      Delivery channels

      • Digital

      duration time of step

      Não especificado

    3. Assinar Termo de Adesão SEI - Sala Mineira do Empreendedor

      ​​​​ Após o peticionamento dos documentos da Etapa 2, será disponibilizado via SEI os documentos de Termo de Adesão de Municípios e o Termo de Adesão ao Convênio firmado entre Jucemg e Receita Federal do Brasil e Termo de compromisso de segurança da informação para Terceiros; para para assinatura digital do Prefeito.




      Delivery channels

      • Digital

      duration time of step

      Não especificado

    4. Peticionar novo processo no SEI - RedeSim MG

      Caso o usuário deseje aderir somente aos serviços de RedeSim, a etapa 1 deste serviços deve ser realizada e após cadastro no SEI ser efetivado, o usuário deverá realizar o login no sistema, selecionar a opção "Peticionamento" - "Peticionamento Novo" e clicar no tipo de processo "Jucemg: RedeSim MG". Para auxiliar, acesse o passo-a-passo. 

      Delivery channels

      • Digital

      duration time of step

      Não especificado

    5. Assinar Termo de Adesão SEI - RedeSim MG

      Após o peticionamento dos documentos da Etapa 4, será disponibilizado via SEI o documento de Termo de Adesão ao Convênio firmado entre Jucemg e Receita Federal do Brasil para assinatura digital do Prefeito.

      Delivery channels

      • Digital

      duration time of step

      Não especificado

    6. Participar de capacitação Redesim MG

      Os servidores indicados pela Prefeitura participarão de capacitação promovida pela Jucemg, para atendimento/operação do sistema Redesimos, via EAD (educação à distância). O treinamento é feito totalmente on-line em dois cursos: Redesim e Redesim MG. A duração dos cursos é respectivamente 2hs e 10hs. São disponibilizados gratuitamente aos servidores municipais que atuam com a resposta das consultas de viabilidade, emissão de alvará de localização e funcionamento e órgãos licenciadores do município como: VISA, Meio Ambiente, etc.

      Delivery channels

      • Digital

      duration time of step

      Não especificado

    7. Integrar o Município à Redesim

      O Município será integrado à Redesim.



      Obs: O Município que aderiu à Sala Mineira do Empreendedor, será integrado automaticamente à RedeSim MG.

      Delivery channels

      • Digital

      duration time of step

      Não especificado

    8. Confeccionar a placa de identidade visual - Sala Mineira do Empreendedor

      A confecção da placa é uma obrigação da prefeitura prevista no acordo de cooperação técnica.



      Jucemg/Sebrae encaminha aos municípios, por e-mail, as especificações para confecção da placa:  programação visual com os modelos de placas, o guia de marca da sala mineira que contém as informações sobre letras, cores e layout, bem como o manual de marcas do governo e logomarca da Jucemg para aplicação na placa. 

      Delivery channels

      • Digital

      duration time of step

      Não especificado

    9. Iniciar o funcionamento - Sala Mineira do Empreendedor

      A Sala Mineira do Empreendedor já estará apta a funcionar, podendo efetuar atendimentos ao cidadão, pois já houve o envio da documentação exigida, ocorreu a capacitação, a integração do Município à Redesim e a confecção da placa. 

      Delivery channels

      • Presencial

      duration time of step

      Não especificado

  • Other information

    This is a service of the Minas Gerais state

    Service: https://www.mg.gov.br/servico/solicitar-implantacao-da-sala-mineira-do-empreendedor

    For more information or questions about this service, please contact

    Acesse o site

    Tags:
  • Cursos de capacitação
  • Convênios
  • Governo
  • Serviços Transformados Digitalmente
  • Serviços Simplificados
  • Services
    • Search services by
      • Categories
      • Departments
      • States
    • Services by target audience
      • Citizens
      • Companies
      • Departments and Public Entities
      • Other segments (NGOs, social organizations, etc)
  • Application Gallery
  • Navigation
    • Acessibility
    • Sitemap
  • Government of Brazil
    • Latest News
      • 2021
      • 2022
Reset Cookies
Social Networks
  • Instagram
  • Facebook
  • YouTube
  • Linkedin
  • WhatsApp canal
  • TikTok
  • Kwai
Acesso àInformação
All content on this site is published under license Creative Commons Attribution-NoDerivs 3.0 Unported.
Voltar ao topo da página
Fale Agora Refazer a busca