Notícias
SENSIBILIZAÇÃO
Seminário sobre Luto Perinatal promove reflexão sobre cuidado humanizado no HU-UFSC
O Hospital Universitário Professor Polydoro Ernani de São Thiago, da Universidade Federal de Santa Catarina (HU-UFSC), administrado pela Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), realizou na tarde desta terça-feira (14/10) o Seminário sobre Luto Perinatal, em alusão à Semana Mundial de Conscientização pela Perda de Bebês, de 9 a 15 de outubro. O evento teve como objetivo promover a reflexão sobre o cuidado e o acolhimento a famílias que enfrentam o luto gestacional e neonatal, fortalecendo a perspectiva da humanização na atenção à saúde.
Na abertura, o superintendente do HU-UFSC, Spyros Cardoso Dimatos, destacou a relevância do tema e o papel do hospital como espaço de formação e sensibilização de profissionais. “O hospital é um espaço de formação e de prática assistencial, e essa integração é essencial para preparar os profissionais da área da saúde a oferecer suporte psicológico e emocional às famílias. Isso é fundamental para o cuidado e para a humanização, com empatia”, afirmou.
A programação contou com conferências e mesas de discussão sobre políticas públicas, experiências institucionais e desafios no acompanhamento do luto perinatal. Profissionais de diferentes áreas compartilharam práticas e reflexões voltadas à escuta qualificada e à melhoria do cuidado.
A psicóloga Zaira Aparecida de Oliveira Custodio ressaltou a importância da iniciativa dentro do contexto nacional de valorização das ações voltadas ao luto materno e parental. “Este é um período voltado à realização de ações como eventos científicos, oficinas de sensibilização e rodas de conversa, de modo a levar o tema à sociedade e abordá-lo de maneira mais sensível, cuidadosa e humana. Realizar um seminário como este, que reúne profissionais e também pessoas que vivenciam o processo de perda, é fundamental, pois quando essas mulheres e famílias compartilham suas experiências, elas nos indicam os caminhos para aprimorar o atendimento e torná-lo o mais humanizado possível, legitimando esse momento com a dignidade que merece”, afirmou.
O seminário foi promovido pelo HU-UFSC e contou com a participação de profissionais, residentes e estudantes de diferentes áreas da saúde.
Rede Ebserh
O HU-UFSC faz parte da Rede Ebserh desde março de 2016. Vinculada ao Ministério da Educação (MEC), a Ebserh foi criada em 2011 e, atualmente, administra 45 hospitais universitários federais, apoiando e impulsionando suas atividades por meio de uma gestão de excelência. Como hospitais vinculados a universidades federais, essas unidades têm características específicas: atendem pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) ao mesmo tempo em que apoiam a formação de profissionais de saúde e o desenvolvimento de pesquisas e inovação.